Visitas

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Outra visão da carta n.º 15!

Aliados da Arte e Comércio, Lda.


Tal como a carta n.º 2, que tem duas iconografias e duas possibilidades de interpretação: Sorte ou Obstáculos, a carta n.º 15 também tem outro significado na Europa.

Ela é vista como uma carta que traz à vida do consulente força para ele ser bem sucedido nos seus empreendimentos. Aliás, o consulente deve usar a sua força interior para seguir em frente e ajudar os outros.

O Urso, é uma lâmina com uma grande conotação na vida financeira, sendo esta a carta tema do dinheiro. A sua presença numa tiragem traz sucesso financeiro para a vida do consulente. No sentido negativo, talvez não seja boa ideia emprestar dinheiro a um amigo, pois de acordo com um ditado popular "Se queres perder um amigo, empresta-lhe dinheiro".

Qual a visão que você prefere?

Cada um é livre de interpretar o Urso como quiser.

Eu olho para o Urso como um amigo falso, dependendo das cartas que a circundam, ou como um conselho para que se faça uso da nossa força de realização para ir em frente.

E para mim a carta que serve para a temática do dinheiro é a dos Peixes, a lâmina n.º 34, que teremos oportunidade de falar.


segunda-feira, 29 de agosto de 2011

O Urso


Quem não gosta de receber um urso de peluche, bastante fofo e grande, que nos diz "Amo-te"? Isto, naturalmente um gesto para o Dia dos Namorados.

Mas o Urso que vive na floresta e que fica ligeiramente mais doce, quando rouba o mel às abelhas, não é propriamente o animal que possamos considerar afável.

São diversos os ataques preconizados por este animal, que muitas vezes se revelam fatais. Portanto, o Urso é agressivo e possuidor de uma força extrema, bruta...

E no Baralho Cigano, como devemos interpretar o Urso?


Como quase todas as cartas do baralho, que têm dois lados... o positivo e o negativo, o mesmo sucede com a carta n.º 15 do Baralho Cigano.

O Urso é uma carta negativa, que fala daqueles amigos "urso", falsos, que convivem connosco mas que sentem ciúmes daquilo que temos e dos nossos projectos. Quando nos abraçam, enterram as suas garras nas nossas costas, e a sua força bruta é-nos enviada sob a forma de inveja, considerada uma das piores magias...

Portanto, a carta quando surge é um alerta para não contarmos tudo aquilo que temos em mente aos outros, por não sabermos com total certeza quem são as pessoas de confiança... E que é importante cultivarmos o nosso pensamento com coisas positivas, cuidar do nosso astral com orações e banhos de descarga...

Mas o outro lado do Urso, fala daquela força interior que todos nós possuímos para lutar pelos nossos objectivos e que deve ser usada, não hibernada como os ursos hibernam.

Em suma, não devemos olhar para o urso apenas como símbolo da falsidade e inveja, e sim como a altura de usar a nossa força para sermos bem sucedidos!

Ninguém faz nada por nós. E de que nos serve ficar parados a olhar para o êxito dos outros? (Às vezes o próprio consulente é que é o invejoso).

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Diga às pessoas a verdade, não o que elas querem ouvir!


Claro que gostava de ter sempre boas previsões para os meus clientes, mas infelizmente nem sempre é possível. A vida é feita de altos e baixos, embora nós gostássemos muitas vezes, quando metidos em confusões e dificuldades, que, tal como uma linha recta, a nossa vida seguisse linearmente sem atropelos.

Quando me procuram para saberem se vão encontrar um novo amor ou um emprego, e vejo que as cartas não são boas, tento sempre dizer às pessoas para não desistirem, mas nunca digo o que elas esperam ouvir.

Em tempos fui a uma cartomante, numa altura complicada da minha vida - sim, porque também sou humana e tenho problemas - e percebi claramente que ela me disse aquilo que eu queria ouvir, e que naturalmente não se veio a concretizar.

A leitura da borra do café

Claro que fiquei a aguardar e depois senti raiva da mulher! Nunca mais lá pus os pés, mas não lhe desejo mal. Com o passar dos anos percebi que nem tudo o que é visto nas cartas se concretiza (tema que teremos oportunidade de reflectir noutro post).

Mas esta experiência fez-me prometer a mim própria não fazê-lo a ninguém. "Não faças aos outros aquilo que não queres que te façam a ti."

Há cerca de um mês veio uma cliente à minha casa, precisamente para saber do futuro profissional. As previsões não eram satisfatórias, para o futuro próximo, e tentei animá-la, aconselhando-a a não desistir de procurar emprego.

Relativamente ao campo amoroso, notei que ela estava bastante confusa e não se estava a empenhar na relação como o parceiro. Além do mais a carta "caixão" apareceu diversas vezes, indicando, na minha perspectiva que se não houvesse uma mudança de comportamentos e atitudes na relação, esta poderia terminar, visto estar esgotada.

Mas a cliente não ficou satisfeita e perguntou-me se eu não via um casamento e filhos, pois há seis meses atrás havia ido a uma cartomante que lhe tinha dado essas informações.

Como reagir perante isto? Não vi nenhum casamento nem filhos a caminhos, até porque a relação dela com o namorado estava em queda. Perguntei-lhe se o rapaz lhe pedisse em casamento se ela aceitaria, ao que ela respondeu que não. Aqui estava a resposta!

Mas tal como pressenti que a cartomante há uns anos atrás me estava a mentir, também pressenti que ela não havia gostado da consulta e provavelmente nunca mais dará sinal de vida.


Uma coisa que ainda não entendi é como pessoas que se dedicam ao ofício da cartomancia conseguem ver coisas que vão acontecer daqui a 5, 10 anos (segundo elas), quando sei, pelas minhas pesquisas que o tempo não é linear e o consulente é que faz o seu próprio destino. Além do mais, em cartomacia as previsões não vão além de 6 meses, 12 meses no máximo (com o método da mesa real ou grande roda, que faz recurso às 36 lâminas do baralho).

Lembram-se da história da traição? E se a cartomante predizer que a sua relação maravilhosa vai terminar porque você vai encontrar outra pessoa? Dá que pensar... e maniar...

Por isso, dedicar-se à cartomancia é um assunto bastante sério. E por mais complicada que seja a previsão do consulente, dê-lhe força e mostre os possíveis caminhos que ele poderá tomar. E jamais invente para ele sair bem da sua beira!


terça-feira, 23 de agosto de 2011

A Raposa

Eis a raposa, a carta n.º 14 do Baralho Cigano...


Nesta imagem, a raposa parece ser um animal calmo e dócil, mas quando tem fome revela ser ardilosa e ladra.

Ardilosa, porque fica a aguardar, escondida, pela sua presa. Ladra, porque muitas vezes, quando nas proximidades vivem camponeses, não hesita em atacar as aves que este cria para a sua subsistência.

Portanto, quando a carta raposa aparece numa tiragem, ela alerta para armadilhas, enganos e mentiras que podem estar ou vir a ocorrer na vida do consulente.

À sua volta circundam pessoas de má fé, que são capazes de sujar o nome do consulente para se darem bem, para conseguirem concretizar os seus objectivos.

E são pessoas que com as suas falinhas mansas nos convencem de que são boas pessoas, e de confiança... A pessoa raposa é mestre em ludibriar, em usar uma máscara! Conhece alguma raposa na sua vida? Eu conheço...

Mas atenção que não devemos achar que são só os outros que são maliciosos e enganadores! O próprio consulente pode ser caracterizado por esta carta, sendo por isso ele o que tem a maldade - dependendo da pergunta ou da casa onde a carta sai.

E quando rodeada de cartas positivas, a raposa fala de uma pessoa esperta que sabe fazer uso dos recursos que lhe são dados para ser bem sucedida...

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

A Criança

Vamos começar a semana a falar da Criança, a lâmina n.º 13 do Baralho Cigano...



Apesar dos anos passarem, das pessoas envelhecerem, a criança (as memórias daquilo que ela foi) continua dentro delas... num lugar bastante especial, no seu coração. Naturalmente que as pessoas que tiveram uma infância complicada, preferem que essa criança nunca se manifeste.

Quantas vezes nos ouvimos dizer que gostávamos de voltar a ser crianças. Para não termos preocupações, vivermos o dia de cada vez, num ambiente saudável de brincadeiras com outras crianças, aprendendo lentamente a lidar com este mundo complicado... A pior parte eram os castigos, mas estes fizeram-nos quem somos hoje.

A criança é um ser puro, inocente, livre de preconceitos e medos. Não conhece a maldade das pessoas, a competição... Sempre disposta a novas aventuras e aprendizagens, não mede os riscos dos seus actos. À conta desta rebeldia e liberdade da infância, tenho umas quantas cicatrizes na testa!!!!

A criança, enquanto carta do Baralho Cigano, traz novos inícios para a vida do consulente, mas aconselha que este não perca de vista os seus objectivos e que esteja sempre disposto a novas aprendizagens.

Esta lâmina aparece para pedir que a pessoa viva de forma descontraída, como uma criança.

Ela invoca o lado mais sincero e verdadeiro da pessoa... Mas também pode indicar que esta é imatura e irresponsável. Que fala sem pensar, às vezes dos seus projectos, e não mede as consequências das suas acções e palavras (por exemplo, a inveja que nasce à sua volta!).

De resto, a carta pode indicar os filhos pequenos (nascidos, ainda por nascer, o desejo de tê-los) do consulente.



E no amor, como se comporta a criança?

Ela informa que a relação que temos tem de crescer, ganhar maturidade para se tornar em algo mais. Com ela os amores são sinceros e puros, por isso devemos aproveitar o que de melhor a vida nos concede no momento presente!




sábado, 20 de agosto de 2011

O mesmo método, outra interpretação


Decidi falar sobre este tema, uma vez que se formos analisar as interpretações de diversos cartomantes (em blogues, livros ou presencialmente) vemos diferenças e há, inclusive, cartomantes que consideram que a forma como interpretam as cartas é a mais correcta. Ninguém deve pensar desta forma, mas sim respeitar a particularidade de cada um, pois todos nós temos as nossas ideias, crenças e experiências de vida!


Isto tudo para referir que às vezes o método pode ser igual, mas não a interpretação.

Peguemos na carta "Cavaleiro" e no "Navio". Imagine que trocava intencionalmente os significados, pois no seu entender o homem no cavalo era mais indicado para mudanças e viagens; por sua vez, o navio estava mais relacionado com oportunidades e concretização de objectivos, que já se encontravam quase materializadas na vida do consulente.

Certamente que você dirá que esta cartomante erra constantemente nas leituras, sempre que estas lâminas saem...



Não necessariamente.... O facto de se alterar o significado não inviabiliza a leitura. A partir do momento em que o cartomante "grava" na sua mente que esse é o significado da carta, as suas interpretações serão com base nesse significado e quando as cartas saírem para mostrar uma viagem "O Cavaleiro" estará lá!

Naturalmente que se você estivesse na sua presença, poderia chegar a outra conclusão, mas quando se for consultar a outra vidente que lê o mesmo oráculo que você, tem de entrar como cliente e não colega. Igualmente deve evitar comentários acerca da forma como os outros trabalham.


Relativamente aos métodos, alguns funcionam melhor com determinadas pessoas, outros com outras... A pessoa que aspira interpretar as cartas deve, por isso, procurar aqueles que lhe transmitem uma melhor vibração e com os quais se sente melhor.

Por exemplo, não gosto da Cruz Céltica, mas sei de tarólogos que usam este método em todas as suas consultas!

Mas também podemos alterar o método. Já referi o método que utilizo quando um cliente chega à minha casa, adaptado ao meu gosto.

Quando falámos de "Qual o melhor método?", referi que poderá criar o seu próprio método.

Quem acha que criou os diversos métodos que encontramos em livros e pesquisas na net, tão largamente difundidos, como a Ferradura, a Cruz Celtíca, a Roda Astrológica... e que ninguém sabe ao certo a origem? Pessoas que se interessavam pela cartomancia e criaram um método pessoal para as suas consultas. Portanto se achar que determinados métodos não lhe respondem àquilo que pretende, invente um e memorize bem o sentido de cada casa antes de pô-lo em prática.


Conheço uma oraculista que tem imensos métodos originais. E se ela consegue, você também!



Obs.: Não estranhe referir-me a métodos usados no Tarô, pois quase todos (se não todos) podem ser usados com o Baralho Cigano.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Outro Ritual de Consagração das Cartas


O ritual que seguidamente apresento, é muito mais simples do que aquele que já apresentei neste blogue. É indicado para as pessoas que gostam de coisas mais rápidas, não sendo preciso recorrer a muitos materiais.


Assim que tiver o baralho, empilhe as cartas, à noite, sobre um copo com água e sal, pois como sabe o sal elimina as más vibrações. No dia seguinte, acenda um incenso do seu agrado e passe cada carta pela fumaça, purificando-as. Se quiser pode dizer durante o processo "Purifico-te de todas as vibrações negativas". Após terminar, guarde o baralho pois ele está pronto para ser usado.

O baralho deve ser guardado num lenço ou saquinho, nunca de cor escura (pois esta absorve negatividades, que podem impregnar-se nas cartas).

Na Europa, não seguimos tantos rituais como no Brasil, em que, por exemplo, o local onde as cartas são deitadas está decorado de forma a agradar o espírito da cigana ou cigano que auxilia na leitura, por isso este simples ritual é mais do que suficiente para aqueles que não se identificam com entidades espirituais ciganas como estando a guiá-las.




Confira o outro ritual aqui.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Os Pássaros


Já reparou na forma como os pássaros vivem? Sempre contentes, a cantar em grupo alegrando a natureza e dando mais cor à nossa vida. Quantas vezes nos apetece ganhar asas e voar para longe dos nossos problemas ou, simplesmente, voar e sentir o vento futigar nos nossos cabelos, experienciando a liberdade (mesmo liberdade, não aquela liberdade condicionada que temos).

Há muitos anos sonhei que saltava da janela do meu quarto e voava. Foi uma sensação tão extraordinária que nem consigo descrever em palavras. Tenho pena de nunca mais ter voado...

Há pássaros que permanecem todas as estações na mesma zona, outros que emigram à procura de terras mais quentes. Onde eu vivo é habitual as andorinhas retornarem na Primavera para construir os seus ninhos nas encostas das montanhas.




A carta n.º 12 do Baralho Cigano, traz um casal de pássaros. Esta carta está relacionada com as alegrias da vida, mostra uma vida sentimental feliz, sendo necessário dar liberdade ao parceiro, não o sofocar demasiado com a nossa presença e necessidades. Mas atenção que os relacionamentos com os pássaros não são propriamente sérios.

Os pássaros trazem para a nossa vida a necessidade de sermos livres, compartilharmos essa liberdade com os outros, e sair da rotina.

Esta lâmina também fala do tempo. Indica que tudo acontece no seu devido tempo e é importante saber esperar. Os planos mais difíceis que possamos ter em mente, são possíveis de concretizar. Para isso temos de ser persistentes e não desistir.


No aspecto negativo, esta lâmina alerta para o cansaço e o esgotamento que certas situações podem estar a causar na vida do consulente. A vida que a pessoa tem tornou-se monótona e falta-lhe vontade para lutar e avançar.


Em determinados baralhos, a carta é representada por um casal de corujas, não mudando necessariamente o seu significado.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Método das quatro fases


Eis que às vezes alguém nos questiona sobre determinada pessoa, pois não compreende as suas atitudes e acções para consigo. Perfeitamente normal, pois há pessoas complicadas de perceber e que não expressam qualquer emoção pelas expressões faciais.

O Método das 4 fases é excelente para analisar 4 aspectos da outra pessoa em relação ao consulente.

Eis o esquema:


A carta pessoal diz respeito à carta no baralho que corresponde à pessoa de quem o consulente quer saber. Se for mulher, colocamos a carta 29 e se for homem, a carta 28. Esta deve ser retirada do baralho, antes de se efectuar o embaralhamento, e destacada para impregnarmos a energia da pessoa na carta e tiragem.

As casas correspondem:
1) Pensamento;
2) Sentimento;
3) Intenção e
4) Atitude.


Vamos então ao exemplo...

A pedido de uma consulente, que gostava de saber o que se passa na cabeça de um ex-companheiro, que começou novamente a rondá-la, foram tiradas 4 cartas, correspondentes às casas acima referidas.

As cartas seleccionadas foram estas:


Casa 1 - A Cruz - Esta carta revela sempre algumas dificuldades que temos de enfrentar, antes de alcançarmos o sucesso. Sobre os pensamentos do fulano, mostra que ele pensa nos obstáculos que estão a ser impostos pela consulente, que não lhe está a dar a mínima atenção, mas acredita vivamente que vai sair triunfado, pois força de vontade para ir em frente não lhe falta.

Casa 2 - O Jardim - Esta carta diz respeito, muitas vezes, àquilo que plantamos na nossa vida, às interrogações e também à vida social. Sobre os sentimentos, mostra que ele quer "plantar" novamente a consulente na sua vida, para alcançar a felicidade, no entanto o jardim, na minha perspectiva mostra que ele não sabe ainda bem o que sente por ela (por estar numa fase de questionamentos), e não é o tipo de pessoa que vai abdicar da sua liberdade.

Casa 3 - A Árvore - No entanto, esta carta na posição das intenções, revelam que ele pretende aos poucos plantar a sua semente na vida da consulente, para recolher no futuro frutos. É a tal recompensa, após as dificuldades. É certo que quando bem cuidada, a árvore adquire uma firmeza e solidez, que se pode reflectir na vida amorosa.

Casa 4 - A Raposa - Pense numa raposa, atrás de um arbustro, escondida que nem um rato, à espera da sua presa. Quando a presa estiver distraída, a raposa irá atacar. É com esta atitude que o fulano irá se aproximar da consulente. Como se ela fosse a sua presa. E ele virá com falinhas mansas, com palavras sentidas, que no final do dia não vêm do coração mas somente saem pela boca.


Ainda decidi tirar mais uma carta - embora não faça parte do método - para ver o que poderia vir a acontecer entre ambos, ou melhor, as tendências da relação e saiu o Chicote.

Esta carta traz discórdias e confusões, pelo que o melhor será a consulente usar a sua força interna para lidar com a situação e só agir quando souber o que realmente deseja. Se ela quiser resolver as coisas com fulano, dando-lhe outra oportunidade, está nela; caso contrário, deverá continuar a analisar o seu comportamento.

A Raposa e o Chicote não são bons prenúncios para o amor, e sabemos perfeitamente que neste momento ele não sabe bem o que sente por ela.


Este método tem uma validade de até 1 mês, pois as pessoas podem mudar de ideias a qualquer momento. Podem ter certos sentimentos e intenções, mas depois desistem de ir em frente.

Autoria do Método: Cynthia Domingues

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Será que a magia existe mesmo?


Decidi colocar este post, na sequência do anterior sobre a carta 11, O Chicote, que em determinadas situações pode indicar Magia (boa ou má) a influenciar a vida do consulente.


Cada vez mais as pessoas procuram desenvolver o seu lado místico, seja por interesse seja por curiosidade despoletada por filmes ou livros (temos o exemplo do Harry Potter). As pessoas estão, por isso, mais conscientes que a matéria e o espírito são elementos interligados, que se complementam.

A medicina alternativa é olhada com outros olhos. As pessoas gostam de queimar incensos, óleos e velas em casa, chegando a admitir que notam que o ambiente fica mais leve. Têm os seus amuletos de protecção e as suas superstições...

A magia, definida pelo dicionário como "arte mágica; ciência oculta; religião dos magos; fascinação; encantamento", cativa mais e mais pessoas.

Há quem faça a distinção entre magia branca e magia negra, sendo a primeira aquela que produz excelentes resultados, sem prejudicar terceiros e a segunda a pesada bruxaria, que recorre a ingredientes fora do normal (como olhos de sapo, língua de serpente), invoca entidades de baixo nível espiritual, com o objectivo de prejudicar terceiros.

Há quem defenda que existe somente magia, mas a forma como ela é usada é que conduz a resultados bons ou maus, dependendo esta sempre da força mental de quem se serve delas, e não propriamente do dom de quem a fez. E a verdade é que se uma mulher for a uma "Bruxa" fazer com que o marido volte para ela, mais apaixonado do que nunca, se ela não acreditar na força da magia feita pela vidente, esta não terá o resultado esperado.

Por isso, respondendo à questão: Será que a magia existe mesmo?


Sim, existe. Ela faz parte de nós e está à nossa disposição (a magia do Universo). E ai de aqueles que disserem que magia é coisa de bruxas, pois está a ser um grande mentiroso. Todos nós já praticámos pelo menos um acto de magia ao longo da nossa vida...

Quando os estudantes querem ser bem sucedidos nos exames, acendem uma vela ou rezam prometendo algo em troca. As avozinhas curam os netos do mau-olhado ou olho gordo, com uma oração que já a sua tetravó usava... As pessoas  usam plantas para aliviar sintomas. Fazem-se valer de entidades superiores quando aflitos: Deus, o seu Santo de predilecção, o Anjo da Guarda... Na passagem de ano, comem doze passas para o novo ano ser próspero. Pedem um desejo ao soprar as velas do aniversário ou quando uma estrela cadente cruza o céu...

A magia não é mais do que a força do nosso subconsciente, que lança à força do Universo aquilo que desejamos. O recurso a materiais, faz parte do ritual de magia, para nos conectarmos mais fortemente com as entidades que nos vão auxiliar. Digamos que a magia dá um empurrãozinho ao nosso pedido....

Não se esqueça de praticar a sua magia, mas sempre sem prejudicar ninguém e agradecendo sempre às entidades que o auxiliaram no pedido. Aquilo que de mal fazemos aos outros, volta para nós a triplicar. Evite maus pensamentos sobre alguém ou mesmo sobre coisas para a sua vida. Viva a sua vida sem se preocupar em saber a vida dos outros e vai ver que o Universo lhe tará coisas boas.

E jamais por raiva pratique uma atrocidade de prender alguém a si ou prejudicar alguém por uso da magia. O feitiço, mais cedo ou mais tarde, vira-se contra o feiticeiro (leia-se, quem encomendou o feitiço).


sexta-feira, 12 de agosto de 2011

O Chicote

Vamos falar um pouco sobre a carta 11 do Baralho Cigano.


O Chicote, faz-me lembrar a forma como os escravos eram castigados nas senzalas, no Brasil. Nos dias que correm, há pessoas que são tão agressivas, fazendo uso da sua força física ou psicológica, que é como se estivessem a usar um chicote contra outra pessoa.

Quantas vezes já se sentiu oprimido por terceiros?

Esta carta, quando sai, indica discórdias e conflitos na vida do consulente. São as contrariedades da vida, que trazem aborrecimentos.

Portanto, para atenuar ou evitar estas confusões, é fundamental o consulente usar o chicote (leia-se o seu poder) para o bem. Ou seja, é preciso recorrer à reflexão para encontrar uma forma de sair desta situação menos boa. Lembre-se que o diálogo é sempre uma boa opção, para as pessoas se entenderem.

Às vezes são os outros que nos causam estes aborrecimentos, outras vezes nós próprios por não sabermos lidar com a situação.

A cabeça fria, é exigida nestas alturas.


Esta carta, quando associada a outras, indica também Magia, positiva ou negativa, a actuar na vida do consulente. Quando negativa, bloqueia os caminhos do consulente, prejudicando-o. Para combater esta magia, é preciso muitas vezes também recorrer à magia.


Britta Kienle

Falemos agora da iconografia das cartas.

Nos baralhos ciganos (Brasil) a carta 11 é representada por um chicote ou, no caso do baralho de DellaMonica, "A Magia" (acima).

 Na Europa a carta além do chicote, apresenta uma vassoura. Por este motivo às vezes a carta intitula-se "The Broom" (A vassoura) ou, em alguns Petit Lenormands "The Rod" (A Vara). No baralho de Bruno Bieri (abaixo) temos uma espada.


quarta-feira, 10 de agosto de 2011

A Foice


Quando era miúda, e ainda na minha adolescência, costumava ir muito para o campo, para a casa dos meus avós maternos. Na altura de apanhar erva para os animais, erva que seria guardada para a altura de Inverno em palheiros, íamos para a serra para uns terrenos de família que actualmente mais ninguém tem acesso, pois o silvado tomou conta deles.

A minha avó preparava o almoço, que depois carregava numa cesta em vimes, e o meu avó contratava mulheres a dias para roçar a erva. Lembro-me de os ajudar - praticamente nada, diga-se de passagem. Davam-me uma foice pequenina, que pouco cortava, e lá me ponha de joelhos a imitar os adultos, até que as minhas mãos começavam a reclamar e eu desistia. Sentava-me então sobre a erva, abrigada do Sol, a fantasiar sobre o meu futuro ou a imaginar que estava num local completamente diferente e era outra pessoa.


Nessa altura os raios do Sol não eram tão prejudiciais... Na altura os meus avós estavam vivos e com grande vitalidade... A fraternidade e a união entre os diversos elementos da família existia.

Gostei de me recordar desses tempos, graças ao post de hoje... Se não tivesse tido contacto com a natureza e com os animais, não seria a mesma pessoa.


Hoje decidi falar sobre a Foice, a carta n.º 10 do Baralho Cigano.

André Mantovanni

Nos  baralhos que encontrei até agora nas minhas pesquisas e que comprei, a carta 10 é sempre representada com uma foice e um campo de trigo - com algum já cortado ou amarrado num monte. A única excepção foi o baralho de DellaMonica, que intitula a lâmina como "Transformações" (abaixo).

A carta 10 é negativa e quando aparece, como a foice, corta tudo o que está a mais na nossa vida e que nos impossibilita o desenvolvimento.

Esse corte é indispensável, para a nossa transformação interna, embora às vezes a pessoa não aceite muito bem esta sua intervenção.

Romper com algo, quando nos é querido, é sempre doloroso, e para mais quando esse corte dá-se sem aviso prévio.

Mas se isso sucede, temos de aceitá-lo. Temos de aceitar que para haver mudanças, às vezes temos de abandonar projectos pelo caminho. Para haver uma próxima colheita, temos de cortar o trigo já seco,e preparar o terreno. Parte do trigo seguirá para o moinho, para fazer a farinha para podermos ter pão na nossa mesa, e outra parte servirá para semear.  


A natureza do corte da foice, vai depender das lâminas que estiverem a rodeá-la.

A mensagem desta lâmina é simples: Uma nova chance lhe está a ser dada, use a sua força interior.


segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Como vai ser a minha semana?


Com 3 cartitas apenas, é possível descobrir imensas coisas e dar boas orientações ao consulente ou até a nós próprios, se nos aventurarmos nos mistérios da nossa vida.

E para isso basta escolher um dos vários métodos que existem, recorrendo apenas a 3 cartas. Para quem está no início dos seus estudos, não se deve aventurar em esquemas muito complicados e este é mais uma forma simples de treinar.


De entre as maneiras diversas de interpretar 3 cartas, optei por fazer uma pergunta às cartas: Como vai ser a minha semana?

Para isso, entenderemos que a carta na posição 1, está a indicar o início da semana - que já começou. A carta 2, o meio da semana e a carta na posição 3, o final da semana.


As cartas que me saíram foram:



Carta 1 - Os Caminhos
No começo da semana, a carta 22 pede-me para reflectir sobre a direcção que devo tomar. Acredito que esta tomada de decisão, tem a ver com delinear o que farei quanto ao projecto que estou a desenvolver sobre o Baralho Cigano: O que vou abordar esta semana?

Carta 2 - A Chave
A carta 33, refere que serei bem sucedida nos meus empreendimentos, pois tenho dentro de mim a força interior suficiente  para não desistir à mínima dificuldade e estou disposta a "abrir a porta" do conhecimento.

Carta 3 - O Sol
A carta 31, traz o nosso principal astro, sem o qual não seria possível haver vida. Com o Sol a criatividade está em alta. Ele indica que o meu final de semana vai ser brilhante. Assim espero... Vou a um casamento no Sábado e no Domingo, se o Sol brilhar, como brilha na lâmina acima do Mystical Lenormand, tentarei dar uns mergulhos no habitat da rainha do mar, Iemanjá.


Agora é a sua vez de ver como será a sua semana... Se as cartas que saírem não forem as melhores, não desanime. O Baralho Cigano, como qualquer outro tipo de oráculo, dá acima de tudo orientações e alerta para eventuais perigos. Você possui livre-arbítrio e tem o poder de alterar as coisas.

Boa Semana para os que acompanham este blogue!


P.S. Todos os métodos que referi e irei referir podem ser perfeitamente utilizados com as cartas do Tarô.

domingo, 7 de agosto de 2011

Uma carta


Para quem está a iniciar os estudos com o Baralho Cigano, tirar diariamente uma carta do baralho é uma excelente prática para treinar o simbolismo e significado da lâmina.

Ela pode simplesmente indicar como vai correr o dia, o que será relevante para si....

Pode lhe dar uma orientação para determinada questão que lhe está a angustiar...

Pode lhe dar um conselho para o dia...

Pode responder a uma questão precisa, a qual não necessita de grande desenvolvimento (embora para este tipo de questões, considero sempre melhor tirar mais do que uma carta).

Depende do que solicitar, antes da extracção da carta.


Eu pedi um conselho para o dia de hoje.

Lírios

E saiu-me a carta 30, com toda a sua simplicidade e pureza, que me pede para aproveitar o dia com paz de espírito e tranquilidade. Nada de preocupações... hoje estarei protegida de energias negativas e a felicidade vai bater à minha porta. 

O Domingo serve para estar junto daqueles que mais gostamos, para fazermos uma actividade que gostamos (passear, ir ao cinema, ver tv, ler um bom romance...) ou para descansarmos após uma semana de caos... E é precisamente uma dessas coisas que vou fazer.

E você hoje devia seguir o conselho desta carta... Deixe os tumultos da sua mente, guardados numa gaveta qualquer, e aproveite o dia como se fosse o último dia na terra. Uma caminhada pelo campo, respirando ar livre da poluição, indubitavelmente lhe trarão novas energias para enfrentar os desafios que lhe aguardam a partir de amanhã.

Se está de férias, faça perdurar o momento de paz e tranquilidade que os Lírios anunciam.



sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Ritual de Consagração das Cartas


Provavelmente já devia ter colocado este post há mais tempo, pois quando nos iniciamos nos estudos das cartas, convém adquirir um baralho. E para que esse baralho comece a funcionar bem e fique impregnado com a nossa energia, temos de ter alguns cuidados.

Antes de chegar até às suas mãos, faz ideia de quantas pessoas tocaram no seu baralho?

É preciso limpar as cartas de toda a vibração negativa que possam ter apanhado, para em seguida começar a usá-las.

Existem diversos rituais, alguns mais complexos do que outros, uns que necessitam de diversos materias e utensílios...

O ritual de consagração, embora não seja obrigatório, pois depende das crenças de cada um, tem o objectivo de ligar o baralho a si, colocando nele a sua energia bem como as vibrações do Universo. Deste modo, as cartas de simples pedaços de papel passam a se transformar em símbolos que o conduzirão à vida oculta (inconsciente) do consulente.

O ritual de consagração tem de ser realizado com a maior seriedade, num local calmo, sem que seja interrompido.

Deixo aqui um ritual de consagração.


Tem de ser feito na fase da Lua Cheia (até ao terceiro dia desta, pois é quando está no seu esplendor) ou então no Quarto Crescente, e vai precisar do seguinte material:
- 1 Vela e castiçal;
- Fósforos;
- 1 Incenso;
- 1 Taça ou copo com água mineral;
- Cristais;
- Frutas (se quiser);
- 1 Punhal.


Começa a consagração apresentando as cartas aos quatro elementos da natureza, colocados em cima da mesa ou noutro local, no compartimento onde pretende deitar as cartas:
Fogo, acendendo uma vela da cor do seu agrado;
- Ar, colocando um incenso da sua preferência a queimar;
- Terra, cristais e frutas (estas últimas se quiser);
Água, numa taça ou copo.


Olhando para as cartas, peça com segurança para que sejam limpas de todas as energias negativas e que possa com elas fazer previsões correctas, no sentido de orientar quem lhe procurar (ou faça o pedido que achar conveniente).



Em seguida erga o punhal com a mão direita, bem diante de si, e movimente-o em forma de X (da parte esquerda para o ponto mais baixo na direita, e vice-versa). Este gesto deve depois ser repetido em direcção aos quatro pontos cardiais; nessa altura invoca os seus guias espirituais, pedindo-lhes que o defendam sempre, afastando de si a perda, a doença, a dor, a escuridão, a maldade e a inveja dos outros.

Pegue em seguida nas cartas e apresente-as à Lua, pedindo que ela lhe forneça a luz da vidência e da intuição.

Para finalizar passe as lâminas, uma a uma, no fumo do incenso, sempre com bons pensamentos e boa energia.

Quando terminar, guarde o baralho num saco feito por si, num lenço ou onde achar melhor. Evite envolver em panos pretos e cinzentos, pois o negro absorve energia negativa que pode atacar o seu baralho.

O resto do incenso e vela deverá, após tê-los apagado, deitar fora ou enterrar num jardim perto da sua casa. A água deve ser deitada fora. Os cristais estão imantados com energia e deverão ser colocados na mesa, onde vai deitar as cartas, assim como o punhal. As frutas, ofereça à sua família ou a alguém que está a precisar (há quem defenda que devem ser deixadas num jardim).

Nota: Não deve apagar a vela e o incenso soprando.

Nota 2: Não é aconselhável acender velas após as 21h:00, pelo que convém iniciar o ritual assim que a noite se coloque.

(Este ritual foi inspirado no ritual de "Consagração das Cartas e do Ambiente onde será praticado o Ofício", de Sibyla Rudana do livro Segredos das Cartas Ciganas. Naturalmente que fiz algumas adaptações, de acordo com as minhas crenças).

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Exemplo do Método Alma Gémea


Às vezes as cartas pregam-nos partidas... Fazemos tudo como deve ser, mas em vez de responderem àquilo que perguntamos respondem outra coisa qualquer ou simplesmente surgem como conselheiras.

Isto tudo para dizer que a minha primeira tentativa de "Encontrar a Alma-Gémea" para alguém saiu, a meu ver, infrutífera.


Para quem não se recorda, numa das minhas pesquisas havia encontrado este método e decidi experimentar com uma amiga. Ela autorizou a divulgação da consulta e penso que já devem ter deduzido que encontra-se sozinha - no amor.
Como todas as pessoas, em maior ou menor grau, andam à procura do Amor, achei interessante experimentar o método com ela (pois não posso testar em quem está numa relação!) mas houve uma cartita (as nuvens, para ser mais precisa) que me fez perceber que não era a alma gémea que vinha ao seu encontro, mas provavelmente o tipo de homem que ela deve evitar!
E vocês já vão perceber porquê!

Relembrando o esquema:

Relembrando as posições:
1 - Motivo pelo qual ainda não encontrou a alma-gémea;
2 - Conselho para resolver o facto de ainda não tê-la encontrado (relacionado com a carta anterior);
3 - A atitude mais positiva que se deve tomar em relação ao parceiro;
4 - O perfil da pessoa certa para você;
5 - Onde vai encontrar essa pessoa (nesta fase é bom olhar para os símbolos das cartas);
6 - Quando vai encontrar a alma-gémea (devemos usar a técnica de temporalidade* que acharmos mais adequada).





 










As cartas que saíram foram:

1 - Jardim - Indica que a consulente precisa de sair mais, pois provavelmente não aposta muito na sua vida social e não é ficando em casa que o nosso príncipe encantado vai aparecer.

2 - Raposa - No entanto as cartas aconselham a ser esperta que nem uma raposa, pois às vezes confiamos em demasia nas pessoas e não vemos o seu lado obscuro. Portanto, sair para divertir-se e conhecer novas pessoas é urgente, mas nunca confiando demais ou se entragando de imediato.

3 - Lírios - Em relação ao parceiro, quando ele aparecer, deverá manter a calma e a paz de espírito, pois mentes tumultuosas e receios não são bons.

4 - Nuvens - No perfil da pessoa certa (aqui é quem reside o problema) saiu as nuvens. Conhecendo a consulente como conheço, percebi que este nunca poderia ser o perfil da pessoa indicada para ela. Uma pessoa caracterizada pelas nuvens é aquele tipo de pessoa instável, que não sabe bem o que quer e por isso vai experimentando uma série de coisas. É do tipo pouco responsável, que não se prende a nada nem gosta de ter muitas responsabilidades. Com certeza todas as mulheres conhecem homens deste tipo. No início pode ser interessante e desafiador, mas após determinado tempo começa a cansar, porque todos nós gostamos de ter estabilidade emocional.

5 - Aliança - Esta carta, referindo-se ao local onde vai encontrar a alma-gémea, e tendo em conta o jardim (que implica que é preciso viver mais fora de casa), diria que pode ser uma pessoa do trabalho por ocasião de uma saída (porque a aliança está relacionada com firmação de contratos, e a consulente trabalha por conta de outrem e não pretende de lá sair tão cedo).

6 - Cavaleiro - E quando é que essa pessoa nuvens vai aparecer? O Cavaleiro é uma carta de acção rápida que indica que a situação já se encontra vindo ao encontro da consulente ou então já está materializada. Em termos de temporalidade, é uma carta que indica entre 1 mês (embora eu não goste de estipular o tempo desta forma, pois a temporalidade nas cartas prega-nos sempre partidas).






Agora vamos ao feedback.

Nem todas as pessoas acreditam na existência de almas-gémeas. Os mais românticos sim, os realistas não. Na minha opinião, e sendo eu espiritualista, acredito que existem almas que têm mais afinidades connosco, são do mesmo plano espiritual que nós, e que vêm numa reencarnação desempenhar o papel de "Alma-gémea" (leia-se parceiro), mas que numa outra vida passada podem ter sido o nosso pai, a nossa mãe, o nosso irmão, o nosso filho...

Quanto àquelas pessoas que passam por nós e não ficam muito tempo na nossa vida; aqueles affairs passageiros, são pessoas com quem temos resgates kármikos, no sentido de evoluirmos. Está certo que muitas deixam marcas e algumas separações até são complicadas de lidar, mas no fim do dia ficamos mais fortes e aprendemos com essa experiência a no futuro não cometermos os mesmos erros.

No caso do método. Acho, e ela já sabe o que acho pois já lhe disse, que se está a referir a uma pessoa com quem ela tem algo para resolver porque foi magoada. Reforço a ideia de que ninguém gosta de ficar com uma pessoa instável, que não nos dá o devido valor. Ele estava quase a aparecer, por altura da leitura das cartas (que já tem um mês), e ela sabe perfeitamente a quem é que as cartas se estão a referir, pois ele andou a rondá-la. É alguém que esporadicamente encontra no local de trabalho, mas tem sido no exterior que se têm cruzado. É do tipo de homem que não sabe o que quer - pois ela já o pôde comprovar - e ela aparenta calma quando o vê, mas por dentro é capaz de estar a fervilhar.

Lembras-te da raposa? Que tens de confiar, não confiando. Pois bem, penso que o facto de ele estar novamente na tua vida tem a ver com o facto de te teres de libertar dele para seguires em frente.

Se queres lhe dar uma nova oportunidade, quem sou eu para te dizer "Não!". Devemos fazer aquilo que queremos no momento. Se reflectirmos muito, é como disseste ontem "A oportunidade passou".

Eu não acredito muito na mudança das pessoas, principalmente após uma certa idade. Quando somos mais jovens, a nossa identidade e personalidade ainda se está a moldar, mas na vida adulta são raras as pessoas que mudam drasticamente na forma de se comportar e pensar. Por isso, acredito que ele vai continuar a ser um tipo "nuvens" e as nuvens não combinam contigo, miss certinha.

Acima de tudo aconselho-te, Lúcia, a teres pensamentos positivos para poderes atrair para a tua vida alguém que realmente te mereça. As pessoas têm de acreditar que merecem muito melhor, para que pessoas de boas vibrações possam entrar na sua vida. E, claro, tens de sair mais...

Quem sabe para a próxima vez que experimentarmos o método, venha realmente o tal...



Nota: Para quem quer experimentar o método, lembre-se que a alma-gémea que pode vir indicada nas cartas, pode não passar de uma relação que pode não ter muito futuro, mas que naquele momento tem de ser vivida. Naturalmente que não deve pensar que "não vai durar" pois assim é que não dá certo mesmo, e sim aproveitar todos os bons momentos que a relação lhe vai proporcionar não pensando muito no amanhã. Devemos viver o dia a dia...

Nota 2: Relembro que esta é a minha forma de interpretar as cartas.


* Sobre a temporalidade, vou colocar um post quando surgir a oportunidade.




segunda-feira, 1 de agosto de 2011

A Cruz: Carta para o mês de Agosto




Todos nós carregamos a nossa cruz. Uns mais do que outros, pois há quem transfira um pouco do seu peso para os que lhe são mais próximos.

A cruz, por vezes, torna-se difícil de carregar, tal é o tamanho das responsabilidades que temos de lidar ou as dificuldades que a vida nos traz.

Há pessoas que parecem que não carregam a sua cruz, mas todos nós a temos. A diferença reside na forma como encaram os obstáculos e os resolvem. As pessoas optimistas por natureza, rapidamente ultrapassam os desafios. Também há pessoas de boa índole cuja cruz é mais leve.

A Cruz, a carta n.º 36 do Baralho Cigano, é uma carta kármica. Já ouviu com certeza em karma. As nossas acções em vidas passadas e nesta têm consequências. Se fez mal, terá retorno. Se fez o bem, também o terá. É a chamada lei de causa e efeito.


O mesmo sucede quando se fala em Karma. Fui  a uma consulta há uns meses atrás com a minha mestre de Reiki, para fazer uma limpeza espiritual. Lembro-me claramente dos karmas que tenho de lidar, aqueles que me vão dificultar a vida, e os bons (os dharmas) só me lembro dela ter falado «Possuis uma grande intuição!».

Há dias tive uma conversa com uma amiga sobre este assunto do karma. Queixava-me que parece que as pessoas tendem a se esquecer do karma positivo. Parece que só trouxemos para esta vida o negativo para resolver. E o bom?

O que acontece é que temos tendência a olhar para o negativo.

Este ano, uma encarregada de educação perguntava-me se a filha não tinha qualidades, pois só lhe dizia coisas más acerca do seu comportamento e atitudes. Claro que ela tem boas qualidades, porém as negativas cobrem de tal forma as boas, que tendemos a olhar para os defeitos na esperança que sejam melhorados.

Curiosamente dias depois desta conversa com a minha amiga recebi um convite da Alexandra Solnado, para participar num workshop online com diversos exercícios que nos conduzem às vidas passadas para buscar o bom karma para podermos viver melhor nesta vida. Sim, porque os karmas negativos só nos dificultam a jornada, causando-nos dores de cabeça. Ainda não sei se vou participar... No entanto sei que nada é por acaso, e o convite chegou talvez por ser a altura certa e como forma de resposta à conversa que havia tido com a minha amiga.

Aliados da Arte Comércio, Lda.

A cruz no mês de Agosto é um bom sinal. Ela indica que após ultrapassar dificuldades de percurso, as quais não posso ignorar pois estarão lá para eu amadurecer, conseguirei alcançar triunfo.

Apesar de estar de férias da escola, continuo com o meu trabalho como cartomante e como já disse noutro post estou empenhada num projecto sobre as cartas, que espero terminar em breve. Estou a ter uns dias cansativos, compilando informação de diversos livros e da minha experiência, para tornar mais fácil o estudo deste maravilhoso mundo que é o Baralho Cigano.

Vai ser um mês trabalhoso, mas recompensador. Tenho de ter calma e dar um passo de cada vez. Logo logo os contratempos não significarão nada.

Para quem está de férias neste mês, desejo paz, tranquilidade e muito descanso. E alerto para ter cuidado com os raios do sol, que não está para brincadeiras.