Visitas

sábado, 30 de julho de 2011

Baralhos, qual deles o melhor?


Podemos iniciar os estudos no Baralho Cigano, sem ter necessariamente um baralho. Mas quando quisermos passar à parte da prática, dos métodos, torna-se imprescindível arranjar um.

Há quem defenda que o baralho deve ser oferecido, mas eu acho que não! Devemos ser nós a escolher o baralho, pois geralmente quando é oferecido ou não gostamos ou não lhe damos o devido valor. E apesar de pensarmos que somos nós que o estamos a escolher, a verdade é que é ele quem nos escolhe!


Então qual o baralho que deve escolher?

Quando decidi me aventurar no mundo das cartas ciganas ou petit lenormand (pois é dessa forma que as cartas são chamadas na Europa e EUA), pesquisei em diversos sites esotéricos (onde vivo, nunca vi em nenhuma loja esotérica a venda desse baralho), até que houve um que pela caixinha me parecia ser o indicado; além de bonito, transmitia-me boas vibrações. Era, por sorte, o último da loja, pelo que provavelmente este me estava destinado.

Uma particularidade do baralho é que uma das cartas, na parte de trás, tinha uma coloração diferente. Eu sabia qual era a carta e evitava tirá-la. As minhas cobaias tiravam a carta, por lhes chamar mais à atenção ou diziam que não a iriam tirar... Foi um stresse, até que decidi comprar outro baralho igual, torcendo para que não viesse com defeito, e o primeiro ficou apenas para estudo (é aconselhável ter no mínimo dois baralhos, um para as consultas e outro para os estudos).

Eis o baralho que uso (100% brasileiro). As cartas são lindíssimas e grandes. Todas elas contam uma história e estão perfeitamente desenhadas. Quando abro o jogo, muitas das minhas clientes costumam dizer "Que cartas tão bonitas".

Feitiços Aromáticos

Esta foi a minha escolha (ou a escolha dele foi eu). A minha mesa de leituras é grande, por isso tenho espaço suficiente para deitar as cartas. O tamanho da mesa onde vai deitar é importante ter em conta.

Em seguida adquiri baralhos pela Amazon, os típicos baralhos Petit Lenormand europeus, com a leitura interna:

Lo Scarabeo
As cartas deste baralho são grandes.


A qualidade destes baralhos (leia-se dos baralhos europeus) é melhor, o que significa que a durabilidade será mais longa. É chato termos que estar sempre a comprar um baralho novo. Ainda por cima que eles não são propriamente baratos! E atenção, nem pense em plastificar o baralho para durar mais. Ao fazer isso estará a bloquear as vibrações do mesmo, e depois a leitura tornar-se-á complicada, pois entre você e o baralho não vai haver muita conexão.


Königsfurt
Imagens iguais às do baralho acima (apesar de ser outro autor).
Cartas do tamanho das cartas de poker.



No que concerne às ilustrações, estes dois baralhos pecam um pouco, na minha opinião, pois uma vez na posse de um baralho lindíssimo não queremos um desfalecido em cor e imagens.

Também adquiri o lindíssimo deck Mystical Lenormand (em baixo). As cartas deste baralho são mais pequenas do que as do Baralho Cigano que costumo usar, pelo que só o uso quando tenho de fazer tiragens em mesas de pequenas dimensões (este não tem a leitura interna).

Regula Elizabeth Fiechter

Fazendo uma pesquisa na Amazon encontrá mais baralhos (tem de colocar lenormand cards ou oracle na pesquisa). Tem lá mais uns 3 que gostava de adquirir e que já estão na minha wish list. Tudo no seu devido tempo. Quem ultrapassar as 25 libras em compras não paga o transporte (para Portugal)!

De Rosalinda da Mata (Made in Brasil)
(inclui leitura interna, mas as cartas são minúsculas;
ideal para os seus estudos ou para levar numa viagem).

É bom ter uma série de baralhos, para analisarmos as particularidades de cada um. Os baralhos ciganos made in Brasil têm diferenças (o trevo, por exemplo). Como sigo o método brasileiro, é mais fácil usar um baralho feito nesse país. Aliás, apesar de já possuir uma colecção considerável de baralhos, continuo e continuarei (enquanto os fabricantes quiserem comercializá-lo) a usar o mesmo. As imagens já estão tão gravadas na minha mente, que a leitura torna-se rápida e eficaz.


Aliados da Arte Comércio Lda.
(Cartas de tamanho médio e bastante bonitas)

Quem adquirir livros sobre o tema, vai ter de oferta o baralho concebido especialmente para  o livro. Pessoalmente não gosto de usá-los, pois quando se estragarem terei de adquirir outro livro por não serem vendidos em separado (sobre o conteúdo e cartas dos livros ficará para falar noutro dia!).

Seja apelidado Tarô Cigano, Baralho Cigano ou Petit Lenormand, desde que tenham 36 cartas pode adquirir qualquer um deles. Alguns designados de Tarô Cigano têm 78 lâminas, por isso tome atenção à descrição. Também às vezes as dimensões referidas não são as correctas, acabando por comprar gato por lebre, como diz o ditado popular. 

Quem trabalhar com o baralho europeu, tem de se consciencializar que mais cedo ou mais tarde terá de estudar também a leitura interna, pois ela não está lá para enfeitar.

Königsfurt

No meu caso leio apenas a leitura principal, por opção (o meu baralho não tem a leitura interna). O que, na minha opinião, não inviabiliza a leitura. Acredite que 36 símbolos dão muito trabalho e se formos adicionar mais 36 naipes, o trabalho é redobrado!

Talvez seja mais aconselhável começar primeiro a estudar a simbologia externa e quando dominá-la consideravelmente bem, aventurar-se nas copas, nos paus, nas espadas e nos ouros, adquirindo para isso o baralho adequado.

34 comentários:

  1. realmente incrível, tenho 18 anos, sofro por gostar de cartomancia - minha familia se recusa a aceitar - e quando comprei meu primeiro baralho cigano, sua ilustração não era boa, seus desenhos são confusos... eu não conseguia identificar direito cada ilustração... mas o outro que comprei é maravilhosamente bem desenhado... consigo distinguir muito bem os desenhos.. abraço..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro visitante,

      Não se deixe afectar pela recusa da sua família, pois com o tempo verá que as coisas se irão compor. Acima de tudo, siga o que o seu coração lhe pede. Se gosta de cartomancia é porque tem um dom dentro de si para ajudar os outros. Abraço de luz.

      Eliminar
  2. Sou kardecista, mas já frequentei a umbanda, e ultimamente venho sonhando com uma moça muito linda, sentada perto de uma mesa e com um baralho, e ela me mostrava algumas cartas só me recordo nitidamente da carta CHAVE, procurando na internet encontrei esse significado: "Você está sendo chamado a aprender que o êxito, o crescimento e o sucesso dependem, única e exclusivamente, de seu empenho e dedicação em enfrentar e equacionar eficientemente os problemas que surgem em seu caminho (Chave); muitas vezes, para atingir sua meta, você é forçado a parar, retroceder e se submeter a um novo aprendizado ou reciclar-se." Estou me interessando muito para aprender a interpretar o baralho, sinto uma ótima ligação com o povo cigano. Adoro seu blogger Patrícia. Abraçãooo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carlos,

      Muito obrigada por seguir o meu blogue e apreciá-lo.

      Esse sonho é um forte indício de que está pronto para começar a manusear o baralho cigano. Vá em frente e confie na ajuda espiritual da sua cigana.

      Muita luz!

      Eliminar
  3. Olá amiga, andava eu a procura de saber qual o melhor baralho para comprar, quando te vejo, olha adorei as tuas explicações, vou continuar a seguir-te, beijinho e muita prosperidade.

    ResponderEliminar
  4. Irei presentear uma amiga com o baralho cigano e sua explicação muito me ajudou na escolha do mesmo. Muito obrigado!

    ResponderEliminar
  5. Sonhei com um baralho e procuro ate hoje. Achei seu blog procurando meu baralho.... olha ja to dizendo meu baralho kkkkk. Mais quando olho qualquer outro baralho que nao seja o domeu sonho nao consigo nada. E ele é muito caro quase 100 reais. Sei nao...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Linda.

      Obrigada pelo seu comentário. Fiquei curiosa, qual é o seu baralho?

      Beijinhos de luz.

      Eliminar
  6. Patrícia, boa tarde! Quero começar a ter contato com o baralho cigano, desde os 12 anos, compro baralho em casa esoterica.. Sempre gostei.. Porém estou com algumas dúvidas, a mesa por exemplo.. Quais pedras são necessárias a colocar na mesa.. Sei que temos que colocar os 4 elementos, um copo ou taça com água representando a água, uma vela representando o fogo, incenso ou um punhal representando o ar, porém a terra acredito que são as pedras, pensei em colocar os cristais e tumalina, quais outras pedras posso acrescentar? Beijos e obrigada pela atenção!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luiza.

      Respondendo à sua questão, considero que não existe nenhuma regra quanto à utilização das pedras. Deverá sempre usar aquela ou aqueles que sente mais afinidade ou que a sua intuição lhe diz. Eu por exemplo uso quartz branco e quartz rosa, mas poderia usar outro tipo de pedra desde que assim o considerasse. Tem é de ter cuidado para limpar as pedras de vez em quando, lavando-as com água e sal e deixando-as ao relento à noite para receber a energia da lua ou se preferir durante o dia, a apanhar os raios do sol. O incenso tenha cuidado para não colocar muito próximo de si, porque o cheiro intenso às vezes incomoda. Quanto ao punhal, este serve para cortar as energias negativas, mas também não é fundamental. Pedir proteção aos guias e outros seres da sua predileção antes e durante a consulta é um ato bastante eficaz. Coloque os cristais e a tumalina e se achar por bem, vá acrescentando aquilo que o seu coração intuir.

      Muita luz.

      Eliminar
  7. Ola boa noite... podia indicar o sitio online ou nao de onde poderei comprar o primeiro baralho deste post do seu blog? obrigado :D


    sir_kharn@msn.com caso queira indicar por email...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Filipe. Poderá encontrar o baralho online em http://www.maniasemanias.com/produto/baralho-cigano.

      Aproveito também para informar que no livro que publiquei sobre o Baralho Cigano é oferecido um baralho, bastante bonito, que em breve estará disponibilizado (apenas o baralho) aqui no blogue para os interessados.

      Muita luz!

      Eliminar
    2. Oi... Meu nome é Adilson. Sou praticante de magia tradicional ha muitos e muitos anos. Sempre me utilizei do tarot de Marselha. Mas ha muito que tmbm adquiri o tarot cigano. O mesmo que vc mostra em sua primeira ilustração. Mas acho tão limitado aquela revistinha que acompanha o tarot. Ele tem um nome ou é somente tarot cigano? Onde posso encontrar maiores significados sobre suas laminas? O meu ainda encontra se virgem. Nunca o usei. Me ajude por amor de Santa Sara. Obrigado valle4022@outlook.com

      Eliminar
    3. Adilson, aconselho que tire um curso ou que compre livros da especialidade, para melhor se inteirar do baralho. As cartas são chamadas de Baralho Cigano ou Petit Lenormand. Tudo de bom para si!

      Eliminar
  8. Olá Patrícia, não sou cigano, porem a cartomancia sempre exerce um certo fascínio sobre mim, confesso não sou de família esotérica e nem sei se tenho em meu sangue algo de cigano, posso dizer que comprei um livro ensinando-me como a manusear as cartas de um baralho comum para divinação, ai depois conheci o Petit Lenormand, posso dizer que amei as cartas que por sinal são muito lindas, mas antes de estudar o baralho comum com seus significados e tbm as cartas do Lenormand, tive o tarô de Marselha, porem sentia quando o pegava uma energia estranha algo que não sei explicar, ai resolvi me desfazer do mesmo, eu o dei a uma amiga q era cartomante, não sei qual fim ela deu nele, pois a mesma já faleceu a alguns anos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existem cartas ou tarots que não são para nós. Eu também já recorri durante anos ao tarot de marselha, mas não gostava da energia e sentia-me incomodada com as cartas. Hoje em dia só recorro ao baralho cigano. Siga o seu coração. Tudo de bom!

      Eliminar
  9. Olá Patricia
    Gostaria de presentear uma amiga com aquele tarot que tem as cartas bem maiores do que o normal, onde posso encontra-lo??
    Adoro seu blog.
    Bjus de luz

    ResponderEliminar
  10. Olá Patricia
    Gostaria de presentear uma amiga com aquele tarot que tem as cartas bem maiores do que o normal, onde posso encontra-lo??
    Adoro seu blog.
    Bjus de luz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já não cheguei a tempo. Espero que tenha conseguido oferecer-lhe um baralho bonito. Beijinhos.

      Eliminar
  11. Oi Patrícia tudo bem?estou mto encantada com esse mundo...e tenho grande interesse em
    aprender e intender as cartas,gostaria de saber por onde começar e onde consigo alguem com experiençia pra mim capacitar!Sonhei com o CABOCLO PENA BRANCA e acho que isso foi um bom sinal...Obrigada

    Bjokasss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marina, o primeiro passo é adquirir um baralho e depois pesquisar informações sobre as cartas - encontra imensas na internet -. Mais para a frente, peça ao universo para lhe trazer um mestre e vai ver que o mesmo vai aparecer. Beijinhos.

      Eliminar
  12. Olá Patricia! onde consigo comprar esse baralho superior?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida, terá de procurar na net. Eu comprei em Portugal, online, mas como o baralho é de origem brasileira deve ser fácil encontrá-lo. Boa sorte!

      Eliminar
  13. Olá patrícia! comprei o seu livro com barralho ando a estuda-lo a concelhado por uma amiga e estou a adorar.mas tenho que comprar outro mais resistente tal como diz concordo termos mais que um.
    Vou seguindo sua pagina e trabalhos e obrigado pelas dicas e ajudas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manuel, fico feliz por estar a gostar do meu livro! Aproveito para informar que tenho à disposição baralhos idênticos ao que é vendido com o meu livro, mas com qualidade superior. Caso esteja interessado, é questão de me enviar um e-mail. Bom ano novo!

      Eliminar
  14. Ola! Patricia adorei seus esclarecimentos ,eu desde criança sou media ,tenho meu guia espiritual, tive a confirmaçao de uma cigana nas minha linhas de guias e ela me pediu para comprar as cartas da madame Lenormand, eu nao entendo muito de baralhos, mas ela disse que ela que vai deitar as cartas, queria muito comprar o seu livro mais nao sei se aqui em Recife vende,voce poderia me dizer, se posso encontrar o seu livro aqui, desde ja um grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Olá Dora! O meu livro só vende em Portugal, no entanto pode adquiri-lo através da wook.pt ou se preferir trata do pagamento comigo por paypal e recebe o livro em casa autografado. Tudo de bom para si!

      Eliminar
  15. Boa tarde, amei o blog. Gostaria de saber o nome desse deck: que na capa, tem uma cigana com a mão na cintura, e com um lenço na cabeça. Se possível gostaria de saber onde encontrá-lo à venda. Obg.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! O baralho é meu e vende com o meu livro "A Magia do Baralho Cigano" ou em separado. Só vende em Portugal ou directamente comigo, pelo que se estiver interessado, basta voltar a entrar em contacto comigo me facultando o seu email para passar-lhe o preço. De salientar que o pagamento é feito por paypal. Bons estudos!

      Eliminar