Visitas

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

O que não pode faltar numa mesa de jogo




É normal quando a pessoa se predispõe a estudar o baralho cigano, e mais tarde a deitar as cartas para pessoas amigas e conhecidas, ter dúvidas relativamente ao que deve ser colocado em cima da mesa.

Numa das minhas incursões por uma comunidade de baralho cigano, chamou-me à atenção uma dúvida de uma pessoa, que vou responder da forma que considero mais adequada, tendo em conta os meus conhecimentos.

Ela perguntava se era obrigatório usar toalha para a leitura das cartas. Em caso positivo, qual a cor indicada. Também queria saber se tem de ter punhal, vela, copo com água, e se era preciso algum tipo de ritual. Estas dúvidas permaneciam, mesmo após diversas pesquisas, pelo facto das informações que esta encontrava serem  diferentes de fonte para fonte.

Vamos, então, responder por partes.

1) É obrigatório usar toalha para a leitura das cartas?
Obrigatório não é. No entanto, por uma questão de preservar as cartas e facilitar a sua disposição sobre a mesa, diria que é melhor ter uma, de preferência de um material mais ou menos espesso. Eu já fui a uma cartomante que deitava as cartas sobre a sua cama!

2) Se sim, qual a cor indicada?
Deverá escolher a cor que mais lhe agrada ou então usar uma cor que tenha a ver com a sua mãe Divina. E como se sabe qual é a nossa mãe Divina? Geralmente recorrendo a uma leitura de búzios ou até mesmo por meio de uma mensagem que surge no nosso pensamento.


Eis as mães Divinas e respectivas cores:
Mãe Oya Tempo - Azul escuro
Mãe Oxum - Rosa claro
Mãe Obá - Magenta
Mãe Egunita - Laranja
Mãe Yansã - Amarela
Mãe Nanã - Lilás
Mãe Iemanjá - Azul claro 


(Isto são só indicações; a minha mãe Divina é Oxum, mas a minha toalha não é Rosa.)


3) Também queria saber se tem de ter punhal, vela, copo com água...
Somente se quiser seguir as tradições do povo cigano e se quiser manter mais protegida de ataques espirituais, caso sofra desse mal. O punhal corta as energias negativas, a vela aumenta a vidência e contribui para abrir os canais entre consulente e cartomante, a água neutraliza as energias negativas. 

4) É preciso algum tipo de ritual?
Não necessariamente; há pessoas que deitam as cartas sem terem efectuado qualquer tipo de ritual ou limpeza nas cartas e não erram nas previsões. Acima de tudo, os rituais (desde a consagração até à abertura e encerramento da consulta) deverão ser realizados por aqueles que sentem essa necessidade. Naturalmente que quem é direccionado na leitura das cartas por um espírito cigano deverá realizar o ritual de consagração e ter os diversos materiais acima expostos (acrescentando o incenso), para que haja sintonia entre o cartomante e o seu guia. 



Para concluir este post, quero novamente referir que temos de fazer uso da nossa capacidade de seleccionar as diversas informações, muitas vezes contraditórias, que encontramos nas nossas pesquisas. Perante uma indecisão, é sempre boa ideia perguntar sobre ela ao nossos mentores espirituais, que no tempo certo nos darão/trarão a resposta.

2 comentários:

  1. gostaria de sabe ser temos que usa as cartas todas em uma consulta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Gleicy. Não percebi muito bem a sua questão, pelo que vou responder da melhor forma. Numa consulta temos de usar sempre o baralho completo, no entanto não quer dizer que tenha de usar todas as cartas; ou seja, a pessoa ou a gleicy pode fazer a extracção de vamos supor 3, 7, 10, 21 cartas de acordo com o método que está a utilizar. Somente, se estiver a recorrer à Grande Mesa, que é um método que precisa de todas as cartas, deitará sobre a mesa todas as 36 cartas. Espero ter ajudado. Tudo de bom para si.

      Eliminar