Visitas

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

A Montanha



Da janela da sala de estar da casa dos meus pais, ergue-se uma imponente montanha, o Pico do Facho. Do topo desse pico, conseguimos ver o vale de Machico, as casas de diversos formatos e tonalidades, os carros em miniatura que não param quais formigas atarefadas na recolha de alimentos para a época fria... Se olharmos para o lado direito, junto ao mar, vemos o aeroporto internacional da Madeira, que há quem diga que é o maior aeroporto da Europa (por se iniciar numa cidade e terminar noutra!). E ao fundo, no horizonte, estão as Desertas, onde vivem espécies de animais e plantas protegidas, dentre as quais os lobos marinhos.

Voltando à montanha, lembro-me de há uns anos atrás, no dia do trabalhador (1 de Maio) ser costume as pessoas munirem-se de comes e bebes e em grupos constituídos por familiares ou amigos escalarem a montanha, para quando alcançassem o topo pudessem usufruir do ar puro e da beleza que era, e ainda é, Machico. Lembro-me de ter acompanhado a minha mãe numa dessas incursões e de ter apreciado bastante, apesar do cansaço ter tomado conta de mim ao final do dia...

Hoje em dia se me propusessem subir a montanha, declinaria sem pensar duas vezes. Só de olhar para ela, fico cansada.

E é precisamente isso que às vezes sucede na nossa vida. Perante dificuldades, perfeitamente naturais e necessárias para aprendermos, tendemos a procurar um desvio - eu recorreria ao carro para ir até ao miradouro do Pico do Facho - ou, então, simplesmente desistimos. 

A carta n.º 21 do Baralho Cigano, a Montanha, fala de desafios, dificuldades, obstáculos e a necessidade de sermos perseverantes e mantermos o nosso equilíbrio interno e externo, para enfrentarmos as provas. 

Aconselha a não desistirmos nem a contornarmos as situações, pois após uma penosa escalada, o topo é alcançado, e na descida vimos mais munidos de armas.

Associada a Xangô, no Brasil, esta carta (para quem gosta de seguir esta linha de pensamento) aparece relacionada com assuntos, processos na Justiça.

A Montanha é uma carta parada e com ela as respostas demoram em chegar, mas com força e persistência não são impossíveis de alcançar.


1 comentário:

  1. O ARCANO A MONTANHA NO BARALHO CIGANO:
    Na minha experiência prática a montanha mostra também um desejo de violência, destruição, agressividade. Ora, pode mostrar que tem pessoas que não gostam de você, talvez algum inimigo que não simpatiza com você, sendo necessário ficar mais alerta, mais esperto e se preciso for agir em legítima defesa somente, pois todos tem direito de se proteger de pessoas agressivas.

    JEAN O VIDENTE

    ResponderEliminar