Visitas

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Só as mulheres é que podem ler o Baralho Cigano?



Às vezes, ao efectuarmos pesquisas sobre o Baralho Cigano, deparamo-nos com uma informação de que este baralho só pode ser lido pelas mulheres, de acordo com a tradição do povo cigano. E é nestas alturas que os homens, que se identificam com as cartas, ficam receosos de que as suas leituras serão vazias, imprecisas...

Realmente a leitura das cartas, entre os ciganos, é mais uma prática das mulheres, que complementavam o orçamento familiar com o oráculo ou a leitura da sina, enquanto os homens se dedicavam a outras tarefas.

As mulheres (ciganas ou não) desde sempre recorreram mais às cartas para pedir orientação para elas próprias e para os seus familiares. Aos homens, na minha percepção, estão associados outros tipos de métodos de adivinhação, como por exemplo a leitura de búzios, dominós, tarôs, astrologia...

Qualquer homem que se sinta impelido a desenvolver a leitura das cartas ciganas deve fazê-lo sem receio, pois se sentiu essa vontade é porque faz parte da sua missão espiritual na Terra orientar os outros, por meio das cartas.

As tradições evoluem com o tempo, algumas acabam por se extinguir. Não podemos, por isso, aceitar que tudo o que lemos é o correcto; temos de fazer uso da nossa capacidade de filtrar a informação, aceitando-a somente se a nossa intuição nos disser para fazê-lo.

Para aqueles que são acompanhados por espíritos de ciganos ou ciganas, aquando da prática do ofício, têm de ter em mente que para eles não existe a diferenciação entre sexos; somos todos fruto da mesma origem e devemos, por isso, seguir o nosso coração (e intuição).

Na literatura que temos à nossa disposição, acerca deste oráculo - que muitas vezes é apelidado de Tarô Cigano - existem autores homens, que se dedicam à leitura das cartas ciganas e transmitem, por meio da escrita, os seus conhecimentos. Mais uma prova de que o que antes era uma tradição, actualmente já não faz mais sentido. 

8 comentários:

  1. Olá! Desculpa o incomodo... mas eu sempre gostei muito do Tarot cigano... tinha uma cartomante em minha cidade... ai uma vez ganhei um jogo de cartas usado... da mãe de uma amiga que disse que viu nas cartas que o jogo tinha que ser meu... mas depois de um tempo estudando... minha cartomante disse que eu tinha de queimar meu jogo de cartas... ai eu queimei... mas sinto muita falta dele... O que devo fazer? Obrigado!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Considero que deverá adquirir um baralho cigano novo. Provavelmente a cartomante disse para queimar, porque ele era usado, e não tinha a sua energia. Adquira um novo e torne a contactar com o mundo mágico do baralho cigano, pois se se sente triste é sinal de que a sua alma precisa dessa ligação. Desejo-lhe muita luz!

      Eliminar
  2. Olá Patricia gostei muito do artigo,o fato é que as mulheres do nosso povo são OBRIGADAS a atender com as cartas,quanto nos homens apenas o fazemos como hobi para quem tem a credince ou a vidência propriamente dita. O homem leitor da sorte é mais antigo que a cartomancia romani,desde a Índia os homens já o faziam,segundo algumas fontes de tios mais velhos na Servia é que foi imposto a regra que só mulheres devem jogar. Quanto o fato de incorporar para jogar,não creio ser necessário haja visto que um espírito não precisa de oráculos para consultar. Roberto Martins Barttalo. 🎇🎇🎇🎇🎇🎇🎇🎇🎇🎆🎆🎆🎆🎆🎆🎆🎆🎆

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grata, Roberto Martins, pela sua partilha. Desejo-lhe muita luz!

      Eliminar
    2. Roberto, gostei do seu apontamento, então quer dizer que existiram sim homens ciganos que usaram da cartomancia, pois tenho um cigano e ele lê cartas, assim como eu, independente de estar incorporado tb leio, e já ouvi várias pessoas me falando que estou mistificando porque no povo cigano somente as mulheres podem ler as mesmas... poderia me mandar mais informações aqui e também por email? ed.soares@uol.com.br - luz e um 2016 maravilhoso para vc

      Eliminar
    3. Edson, publiquei o seu comentário! Espero que o Roberto o veja e possa ajudar-lhe. Mas na minha opinião, os homens também podem ler sim as cartas ciganas. Tudo de bom!

      Eliminar