Visitas

sábado, 23 de julho de 2011

A Cobra

O que significa uma cobra na nossa vida?

O que significará uma cobra, no Baralho Cigano?

Petit Lenormand, Britta Kienle

A única vez que vi uma cobra, frente a frente, um vidro nos separava. Não me estou a referir ao ecrã da televisão, mas a uma "estufa" no Jardim Zoológico de Lisboa. A verdade é que não me aproximei muito com receio do rastejante, apesar da protecção, pois a palavra que associo à cobra é perigo. A sua mordida pode ser fatal, tal é a intensidade do seu veneno (embora eu não seja ignorante ao ponto de achar que todas as cobras são venenosas!).

No dia a dia, à nossa volta, rastejam serpentes venenosas. Umas muito silenciosas, vão largando o veneno gradualmente e outras, mais ferozes, atacam de uma só vez, não nos deixando espaço para manobra ou defesa.

As primeiras, refiro-me àquelas pessoas que inicialmente parecem de confiança, mas que lentamente vão deixando cair a máscara ou, simplesmente, vão cometendo um deslize hoje, outro amanhã, e ao fim de algum tempo já juntámos todas as peças do puzzle e descobrimos a sua verdadeira identidade: traiçoeiras.

O segundo tipo diz respeito a pessoas que estão na nossa vida, partilham dos mesmos sítios e até de conhecidos, e nem damos pela maldade delas, tal é a sua perspicácia ou talvez intensidade dos nossos dias e grau de distracção. Muitas vezes elas passam despercebidas porque como não temos maldade nos nossos actos e palavras, queremos acreditar que todos são assim. Somente quando somos mordidos é que acordamos para a realidade de que o mundo não é cor-de-rosa como nos contos de fadas.


A carta n.º 7 do Baralho Cigano, apresenta-nos uma cobra.

 

A cobra, e com base na carta acima de DellaMonica, é como um arco-irís. Mostra-nos uma beleza ilusória, qual oasis no deserto; dá-nos falsas promessas e esperanças. É como uma peça que parece ser bonita e de grande qualidade, mas quando levamos para casa constatamos que fomos enganados pois ela é idêntica àquela que vimos dias depois à venda numa loja perto de casa a metade do preço.

Esta carta está relacionada com tudo o que diz respeito a falsas aparências, intrigas, traições e inveja. Daí que quando aparece numa tiragem além de alertar o consulente para estes perigos, que todos estamos susceptíveis de ter de lidar, mostra a necessidade de abrir os olhos para conseguirmos encontrar uma defesa para as cobras na nossa vida ou simplesmente para não chegar a dar hipótese a que elas nos possam atacar.

Quando a carta sai para caracterizar uma pessoa, certamente esta não será de confiança, pois com a sua falsidade conseguirá nos passar para trás na primeira oportunidade. Portanto, e seguindo um ditado popular, "Confie, desconfiando".

No sentido negativo, a carta indica que a cobra está pronta para atacar, com intenção de prejudicar a sua vítima. É, por isso, urgente tomar cuidado com as pessoas.

 
Lenormand, Königsfurt

Uma vez que a palavra mais comum associada à carta n.º 7 é "Traição", temos de ter cuidado quando ela aparece. É errado falar da carta nos referindo de imediato ou somente à sua palavra-chave, pois o(a) cliente pensa que está a ser traído(a) pelo(a) parceiro(a), e mesmo que digamos que não é esse o caso, há sempre pessoas que se deixam impressionar com facilidade e vão para casa a pensar nisso.

Por norma, a pessoa que está a consultar as cartas nunca associa traição a familiares (sim, porque esses muitas vezes são os mais invejosos), a amigos de longa data, a colegas de trabalho... Traição é sempre na vida amorosa!!!

Alguns temas como este da traição, e outros como a morte, separações, desemprego, são delicados e não é somente uma carta que vai indicar estas desgraças. É preciso ver as cartas que a norteiam, pois é preciso mais do que uma lâmina para contar e prever a história de vida do consulente, quando se trata de assuntos delicados.

Sem comentários:

Enviar um comentário