Visitas

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

A Foice


Quando era miúda, e ainda na minha adolescência, costumava ir muito para o campo, para a casa dos meus avós maternos. Na altura de apanhar erva para os animais, erva que seria guardada para a altura de Inverno em palheiros, íamos para a serra para uns terrenos de família que actualmente mais ninguém tem acesso, pois o silvado tomou conta deles.

A minha avó preparava o almoço, que depois carregava numa cesta em vimes, e o meu avó contratava mulheres a dias para roçar a erva. Lembro-me de os ajudar - praticamente nada, diga-se de passagem. Davam-me uma foice pequenina, que pouco cortava, e lá me ponha de joelhos a imitar os adultos, até que as minhas mãos começavam a reclamar e eu desistia. Sentava-me então sobre a erva, abrigada do Sol, a fantasiar sobre o meu futuro ou a imaginar que estava num local completamente diferente e era outra pessoa.


Nessa altura os raios do Sol não eram tão prejudiciais... Na altura os meus avós estavam vivos e com grande vitalidade... A fraternidade e a união entre os diversos elementos da família existia.

Gostei de me recordar desses tempos, graças ao post de hoje... Se não tivesse tido contacto com a natureza e com os animais, não seria a mesma pessoa.


Hoje decidi falar sobre a Foice, a carta n.º 10 do Baralho Cigano.

André Mantovanni

Nos  baralhos que encontrei até agora nas minhas pesquisas e que comprei, a carta 10 é sempre representada com uma foice e um campo de trigo - com algum já cortado ou amarrado num monte. A única excepção foi o baralho de DellaMonica, que intitula a lâmina como "Transformações" (abaixo).

A carta 10 é negativa e quando aparece, como a foice, corta tudo o que está a mais na nossa vida e que nos impossibilita o desenvolvimento.

Esse corte é indispensável, para a nossa transformação interna, embora às vezes a pessoa não aceite muito bem esta sua intervenção.

Romper com algo, quando nos é querido, é sempre doloroso, e para mais quando esse corte dá-se sem aviso prévio.

Mas se isso sucede, temos de aceitá-lo. Temos de aceitar que para haver mudanças, às vezes temos de abandonar projectos pelo caminho. Para haver uma próxima colheita, temos de cortar o trigo já seco,e preparar o terreno. Parte do trigo seguirá para o moinho, para fazer a farinha para podermos ter pão na nossa mesa, e outra parte servirá para semear.  


A natureza do corte da foice, vai depender das lâminas que estiverem a rodeá-la.

A mensagem desta lâmina é simples: Uma nova chance lhe está a ser dada, use a sua força interior.


Sem comentários:

Enviar um comentário