Visitas

sábado, 12 de novembro de 2011

O Coração


Quem não gosta de estar apaixonado?


Na minha mesa de consultas são poucas as pessoas que chegam com questões relacionadas com o amor. Percebo que devido à situação actual do nosso país, o que mais interessa neste momento às pessoas são as finanças e o emprego. Já numa comunidade brasileira que participo, numa rede social estilo o facebook, a maior parte das questões que lá são colocadas têm a ver com questões do coração.

Ele vai voltar a falar comigo? Esta relação vai-se tornar séria? O meu casamento vai terminar? Vou encontrar um grande amor ainda este ano? Há hipóteses de fulano x vir a ter interesse por mim? Quando vou conhecer a minha alma gémea? Como será ela?

E eu que prefiro questões mais práticas e racionais, acabo por responder às inquietações das pessoas que aflitas procuram uma resposta, uma luz ao final do túnel. E muitas vezes o que estas pessoas, que passam por situações complicadas nos relacionamentos, não sabem é que são elas próprias quem causam os obstáculos, pois como diz uma conhecida minha se elas vieram reclamar à nossa mesa que têm problemas, à partida o problema é elas; pois não é o parceiro que veio desabafar.

E então a carta Coração aparece numa tiragem e elas pensam que sim, o amor está salvo. Mas afinal quem é a cartomante? Não, o coração demonstra nesta situação particular a ansiedade em que a consulente está, e que devido a isso não consegue direccionar a sua vida no sentido de resolver os problemas - não consegue ser racional.

Naturalmente que se uma rapariga solteira quer saber da vida amorosa e sai o Coração, então sim lhe diria que a paixão está a caminho. Mas notem que falei em paixão e não amor, pois para mim a lâmina 24 do Baralho Cigano não fala do amor verdadeiro que são poucos os que conseguem alcançar com equilíbrio e harmonia. Ela fala de paixão, o ver tudo cor-de-rosa, o estar in love, com o coração prestes a explodir de tanta emoção e felicidade - o típico sentimento que sentimos nos primeiros meses de namoro.

Se o Coração aparece para caracterizar alguém, diria que é alguém de bom coração, que se doa aos outros, mesmo que não obtenha da parte destes reconhecimento e um agradecimento - o que mais acontece actualmente.

Mas, acima de tudo, a mensagem da lâmina é para que nos amemos em primeiro lugar - e acima de tudo e todos - pois ao aprendermos a nos amarmos, ao nos aceitarmos como somos, receber os outros de braços abertos na nossa vida, mesmo com os seus defeitos e particularidades, se tornará muito mais fácil.

Para finalizar, como diz a minha cigana, "há um tempo certo para as coisas acontecerem, por isso é preciso ter calma, controlar a ansiedade."


Sem comentários:

Enviar um comentário