Visitas

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Paus e Pedras

Paus e pedras no caminho. Quem os tira da minha frente?


A carta 2 do Baralho Cigano fala precisamente sobre os pequenos obstáculos que aparecem na nossa vida e nos causam alguns atritos. São aqueles aborrecimentos que em algum momento atrasam os nossos projectos.
Acima de tudo temos de nos lembrar que nem tudo é um mar de rosas, e para chegarmos a algum lugar nem sempre a viagem se revela agradável.

Quando esta carta sai, a mensagem para o consultante é de que os atrasos e impecilhos estão presentes, mas que ele não se pode deixar desanimar pois se assim o fizer então é que não conseguirá afastar as pedras do seu caminho, atrasando ainda mais a sua evolução. Ainda aconselha a não falarmos demais dos nossos projectos e desejos, pois o "olho-gordo" dos outros às vezes torna-se nesses paus e pedras.

Alguns baralhos, a carta 2 apresenta uma imagem com um trevo.

Curiosamente em Portugal os trevos de quatro folhas são prenuncio de boa sorte. Eu tenho alguns que encontrei ainda era miúda (espalmados no Livro de São Cipriano, que segundo a crença de muito boa gente é um livro bastante perigoso e que traz azar), quando sem querer interrompi uma corrida livre pelo campo e ao focar o chão dei com uns poucos. A partir desse momento soube que quando se encontra um, ao seu redor deve haver mais.

Mas voltando à carta em si e ao seu significado, neste caso particular se fôssemos interpretar com base na imagem esta parecia indicar sorte... Acham que os agricultores preocupam-se se no meio de tantos trevos vão encontrar um que lhes trará boa sorte? À excepção dos agricultores biológicos que conservam as ervas daninhas, os restantes querem livrar-se delas, com a ideia de que elas poderão matar ou enfraquecer a sua cultura em crescimento. Portanto, para estes os trevos representam obstáculos. E para nós oraculistas, embora cada pessoa tenha o direito de interpretar a carta da forma que quiser, significa literalmente paus e pedras no caminho do consultante.


Sem comentários:

Enviar um comentário