O Mago não faz parte do Baralho Cigano, mas sim do Tarot de Marselha, que durante anos estudei e pus em prática. Hoje decidi dar início a uma série de posts que têm o intuito de fazer comparações entre algumas cartas do Tarot e do Baralho Cigano.
O Mago é uma carta positiva, cuja mensagem principal é que o consulente tem os instrumentos e as ferramentas na mão para ser bem sucedido. Se olharmos para a iconografia da lâmina, vemos sobre a mesa uma série de utensílios. A questão que se coloca é se o consulente irá usá-los?
A carta n.º 33 do Baralho Cigano, A Chave, fala precisamente que temos a chave na nossa mão para solucionarmos um problema. Só que a chave pode ser usada de duas formas: para abrir e fechar. Com a chave posso decidir abrir ou não a porta, ou pior, a porta já está aberta e acabo por fechá-la com os meus receios, atitudes e comportamentos incorrectos.
Voltando ao Mago, ele ainda diz que o consulente vai passar por uma fase de abertura e novas possibilidades, em que ele terá de colocar-se numa posição dominante para poder usufruir daquilo que a vida lhe traz.
A carta n.º 1 do Baralho Cigano fala em oportunidades que vêm a caminho do consulente, ou até que os desejos dele vão-se materializar. E, exactamente como o Mago, se ele não souber aproveitar as oportunidades que vão passar à sua porta, não irá triunfar.
Por vezes, com a presença do Mago numa tiragem, o consulente pode estar prestar a passar por uma encruzilhada, em que terá de tomar consciência do seu real valor, das suas capacidades e dos meios que possui, para encontrar a solução. E a solução pode ser alcançada de uma variedade de formas possíveis.
A Árvore, carta n.º 5 do Baralho Cigano, revela sempre que o consulente tem o conhecimento para ser bem sucedido, só tem é de saber plantar as sementes e se firmar.
Nas questões do amor, o Mago representa sempre novos amores. Talvez a chegada à vida de uma consulente de um jovem bonito - esperemos que não venha a cavalo, como a carta n.º 1 do Baralho Cigano, pois ele provavelmente não ficará muito tempo junto a ela.
E nas questões profissionais, o Mago indica que nos momentos mais difíceis o consulente contará com a presença de apoios importantes que o ajudarão a ultrapassar esta fase.
Exactamente como a lâmina 18 do Baralho Cigano, O Cão, que fala em amizade, lealdade, confiança e apoios que o consulente tem à sua volta sempre que necessita.
P.S. Os cães da foto são aqueles que andei a cuidar durante 2 meses e meio. Já encontraram donas e espero que tenham uma vida longa e feliz.
Sem comentários:
Enviar um comentário