Iconografia: Ratos que se alimentam de restos, na penumbra, ou roubam alimentos.
Palavras-Chave: Roubos, Prejuízos, Perdas, Desgastes, Stresse, Desânimo, Aborrecimentos, Perturbações, Tensão, Frustração.
Carta Negativa
Leitura Interna: 7 de Paus (Plano de Existência: Criatividade e imaginação)
Interpretação: A maior parte das pessoas sente nojo do rato, por associá-lo a doenças e a lixeiras. A verdade é que estes roedores, no que concerne à alimentação, quando têm oportunidade não comem qualquer coisa, têm tendência a escolher o melhor. Tal como a Raposa que rouba o que é alheio, igualmente o Rato é ladrão. E ele retorna sempre ao local do crime, desde que tenha sempre para roubar. Curiosamente, inicialmente passam despercebidos, até ao momento em que causam um grande estrago.
A lâmina 23, representada por Ratos, é uma lâmina catalisadora de energias bastante negativas, que avisa para perdas que estamos a sofrer ou que poderemos vir a sofrer, ou seja, algo que nos é subtraído ou roubado no plano material, físico e espiritual.
No campo material, fala em prejuízos ou gastos inesperados, como um acidente com o carro; fala em pequenos furtos, que se forem constantes se tornarão em grandes roubos. Também pode haver alguém oportunista que se aproxima do consulente para se aproveitar. De referir que estes roubos estão a suceder há algum tempo, mas o consulente ainda não se apercebeu, a não ser que a carta caia numa posição do futuro e então significa que é algo que ainda vai suceder. Só quando o estrago está feito é que ele se dá conta do que se passou debaixo do seu nariz. Daí que quando esta lâmina sai, o consulente precisa ser esperto como um rato para evitar cair do precipício.
Quanto ao estado físico, pode ocorrer um enfraquecimento causado por situações desgastantes, stressantes, devido a problemas emocionais, profissionais ou até mesmo a desilusão provocada pelas pessoas próximas, que têm ciúmes do consulente, ou lhe causam problemas. Com esta lâmina os aborrecimentos, as preocupações, o nervosismo, os cansaços e o esquecimento são anunciados.
No estado espiritual, fala na perda ou no enfraquecimento de energia física, devido a ataques de vampirismo (pessoas que convivem com o consulente e roubam a sua energia, como sanguessugas) deixando o consulente triste, sem vontade de avançar, debilitado, com as defesas psíquicas em baixo, podendo conduzir a uma falta de vitalidade.
Após um longo período de tempo, os desgastes podem tornar-se numa doença. Os ratos são aviso de doenças graves, dependendo da pergunta que foi colocada.
Tal como a carta das Nuvens que não permanecem eternamente no céu, os ratos roubam enquanto há para furtar, por isso os stresses anunciados por eles não são eternos.
Mensagem: Cuide dos seus bens materiais, da sua saúde e do seu ambiente espiritual, e afaste-se das pessoas suspeitas, pois estas podem vir a roubar algo que lhe pertence (bens ou energia). É preciso manter a integridade e se proteger constantemente. Também é aconselhável manter no sigilo daqueles projectos que irão resultar em lucros elevados ou até mesmo não comentar os sucessos, para afastar a inveja (vampirismo espiritual). Aprender a lidar com as dificuldades é um grande passo para evitar preocupações.
Vida Amorosa: O relacionamento está desgastado e causa desarmonia, confusão e angústia. Há perda de energia, devido a situações que não estão a ser bem esclarecidas – o parceiro pode ser ciumento. Está a ser difícil restabelecer o equilíbrio na relação. Os ratos, às vezes, alertam para o final da relação. Para quem está só, este não é o momento indicado para procurar alguém, pois pode sofrer desilusões.
Campo Profissional: Desgastes. Perigo de negócios ilícitos e concorrência desleal. O consulente pode estar a ser alvo de inveja no seu local de trabalho.
Situação Financeira: Atenção, pois corre o risco de ter prejuízos financeiros ou ser alvo de roubos. O dinheiro que lhe devem pode não ser pago ou não vai recebê-lo na totalidade. Deve cuidar dos seus bens materiais e ter atenção aos gastos pessoais. Antes de fazer investimentos analise bem a proposta, pois estes podem se tornar maus e conduzir à miséria. A carta pode indicar também avareza.
Personalidade: Pessoa ciumenta e destrutiva que gosta de falar dos outros, de criticá-los negativamente ou até de inventar difamações. Sente inveja dos outros e é, por isso, uma pessoa de natureza depressiva e negativa. Não é de confiança pois não cumpre a palavra e tem tendência a cometer negligências e a procurar fazer tudo para se dar bem, mesmo que prejudique outras pessoas. É aquele tipo de pessoas que falsifica, copia, rouba, fica a dever, pratica negócios ilícitos, tenta trapacear os outros com a sua lábia… Mas também é bastante inteligente e paciente.
Espiritualidade: O consulente está a passar por um período de perdas energéticas, em que as suas defesas estão a ser atacadas por influências espirituais negativas. Há necessidade deste se purificar através de uma limpeza espiritual.
Sentido Positivo: Quando positiva, os roubos e perdas preconizados pelos ratos ficam mais enfraquecidos. O consulente deverá ser discreto, analisando o ambiente e as pessoas que o circundam, para tentar amenizar ou evitar os prejuízos. É preciso, por isso, fazer uso da sua paciência para penetrar lentamente no inacessível e expulsar as ameaças. Como os ratos voltam, pode significar retorno de algo bom. O consulente pode recuperar os bens que lhe foram furtados, por exemplo.
Nota: As cartas que circundam os Ratos darão indicação de qual o campo ou campos que o consulente deverá dar especial atenção. De referir que às vezes estas perdas são causadas pelo próprio consulente, que se descurou de algo ou não lhe deu o tratamento devido.
Copyright © 2011
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização. Este texto é parte integrante de "Iniciação ao Baralho Cigano - As 36 lâminas", de Patrícia Gouveia.