Visitas

sábado, 29 de outubro de 2011

Utilizando o Método do Carácter

Vamos a um exemplo prático do Método do Carácter, tirado para um homem, a pedido de uma conhecida minha.


Cartas seleccionadas:


Na posição da Persona, a Aliança revela que este homem aos olhos dos outros é uma pessoa leal, de confiança.


Aquilo que ele traz de mais marcante, mas não está visível, é dado pela segunda lâmina que corresponde à Personalidade. O Jardim mostra que é um homem bastante sociável, que gosta de sair e conviver.


As Motivações, mostram o que faz com que ele actue da forma como tem actuado - daí ter levantado suspeitas na minha conhecida. Com a carta Lua confirma-se que ele esconde algo; na minha percepção, e tendo em conta a carta do Jardim e das Nuvens (esta do Método do Quadrado Pessoal) considero que é um homem que gosta da vida nocturna, esconde segredos (oculto) e tende a ser promíscuo. 


Por fim, a última casa mostra as suas Intenções, ou seja, o que ele realmente deseja, está querendo. O Coração indica que ele é um homem de paixões - e não Amor - pelo que na minha percepção pretende manter o relacionamento amoroso com a minha conhecida, pois até sente-se atraído por ela e gosta da sua companhia, no entanto não vai deixar de ser o homem que é: amante da vida nocturna e de outras mulheres que lhe despertem interesse. 

----------------------------------------------------------------------------------


O que o método mostra não são verdades absolutas, mas sim tendências. Quem sou eu para afirmar que ele é leviano e mau carácter para a minha conhecida? Não o conheço e não tenho provas! No entanto, como já referi, o facto dela me ter procurado demonstra que da parte dele houve comportamentos que suscitaram as tais desconfianças.

Ela confirmou-me que ele gosta de sair à noite e realmente tem notado na sua atitude uma incongruência. Dei-lhe a conhecer a minha análise, mas ela é quem tem de tomar decisões. Todos nós possuímos livre-arbítrio e nunca devemos dar as nossas opiniões pessoais, aquando de uma leitura de cartas.



quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Método do Carácter

Eis o método do carácter, que vos havia falado no post anterior.


Fazemos a selecção de 4 cartas, que são dispostas desta forma: 




O autor deste método, Giancarlo Kind Schmid, refere que (para quem usa o tarô de marselha) deve-se baralhar os Arcanos maiores, separados dos Arcanos menores. Após cortarmos os montes, fazemos uma selecção de 4 pares de cada grupo separadamente e então passamos à interpretação.


Eu preferi adequar o método à minha maneira, pelo que somente tirei uma carta por casa.


Casa 1 - Persona (o que a pessoa demonstra exteriormente); dá-nos os aspectos mais marcantes da persona, que se encontram mais visíveis ao consulente.

Casa 2 - Personalidade (o que a pessoa tem de mais marcante, mas que não se encontra visível); ou seja, aqui vemos os comportamentos ou tendências que a pessoa não deixa que os outros consigam ver.

Casa 3 - Motivação (o que impulsiona o comportamento ou a acção da pessoa naquele momento); aqui vemos a tendência que faz com que a pessoa aja da forma que está agindo.

Casa 4 - Intenções (o que realmente a pessoa objectiva e quer da situação); isto é, aquilo que a pessoa tem em mente, o que está pretendendo.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Utilizando o Método do Quadrado Pessoal



Eis um exemplo do método que postei ontem aqui no blogue. Foi um jogo feito para saber a real natureza de um homem, a pedido de uma conhecida minha que tem vindo a sair com ele há alguns meses. 


As cartas seleccionadas foram:



Na posição 1, correspondente à Identidade, a carta Nuvens revela-nos a real personalidade. Diria que é um homem instável, de temperamento imprevisível; não sabe o que quer e muda constantemente de ideias. Não é aquele tipo de confiar. Em última instância, pode ser uma pessoa que leva uma vida dupla, ou sofre até de bipolarismo!

Na posição 2, a Sombra, a carta Cruz mostra o que a pessoa esconde, o que deseja ser e obter. Sendo, no meu entender, uma carta relacionada com o Karma; diria que é alguém que passa por muitos desafios, antes de alcançar o sucesso, e que não gosta de mostrar aos outros que tem de lidar com tantos obstáculos. Mas a vontade de alcançar uma vida melhor o acompanha!

Na posição 3, vemos a Projecção da pessoa, designadamente como é vista pelos outros, pelo meio social. Esta é caracterizada pela carta do Caixão. É visto pelos outros como alguém introvertido, sereno e maduro. Também transparece a ideia de ser bastante reservado (e fazendo ligação às nuvens, é reservado para esconder a sua real personalidade).

Na posição 4, mostra o Aprendizado, ou seja, o que a pessoa tem de aprender ou desenvolver. Curiosamente saiu a carta dos livros que mostra que toda esta jornada pela qual ele está a passar, tem o principal objectivo de fazê-lo aprender, obter novos conhecimentos. A questão principal reside em saber se ele está direccionado para a aprendizagem ou para o divertimento! 


De referir que fiz recurso a outro método (O Método do Carácter) para complementar esta análise. Nos próximos dias colocarei um post com o método e outro com a forma de interpretação.

domingo, 23 de outubro de 2011

Qual é o seu Anjo da Guarda? - mês de Janeiro

Descubra o seu Anjo da Guarda...




Tendo como referência o seu mês e dia de nascimento, saiba qual o seu Anjo.


Janeiro
1 - ROCHEL
2 - YABAMIAH
3 - HAIAEL
4 - MUMIAH
5 - GÉNIO DA HUMANIDADE
6 - VEHUIAH
7 - JELIEL
8 - SITAEL
9 - ELEMIAH
10 - MAHASIAH
11 - LELAHEL
12 - ACHAIAH
13 - CAHETHEL
14 - HAZIEL
15 - ALADIAH
16 - LAOVIAH
17 - HAHAHIAH
18 - YESALEL
19 - MEBAHEL
20 - HARIEL
21 - HEKAMIAH
22 - LAUVIAH
23 - CALIEL
24 - LEUVIAH
25 - PAHALIAH
26 - NELCHAEL
27 - IEIAIEL
28 - MELAHEL
29 - HAHEUIAH
30 - NITH-HAIAH
31 - HAAIH

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Quadrado Pessoal


Eis que às vezes os consulentes querem saber o que determinada pessoa - das suas relações pessoais- esconde, pois há algo na personalidade desta que indica algo de secreto.


Eu costumo dizer que quando alguém procura saber este tipo de informação, é porque no fundo já sabe que algo não está bem.


O Quadrado Pessoal é um método usado no tarô, mas que pode ser muito bem utilizado com o Baralho Cigano.

São extraídas 4 cartas do baralho, e dispostas desta forma:




Cada casa tem o seguinte significado:
1 - Identidade (Como é o interior, a real personalidade?)
2 - Sombra (O que esconde, deseja ser ou ter?)
3 - Projecção (Como é visto pelo meio social?)
4 - Aprendizado (O que tem de aprender ou desenvolver?)


P.S. Este método só pode ser jogado uma única vez para cada pessoa, pelo que é fundamental registar as cartas selecionadas para não esquecer.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

A Montanha



Da janela da sala de estar da casa dos meus pais, ergue-se uma imponente montanha, o Pico do Facho. Do topo desse pico, conseguimos ver o vale de Machico, as casas de diversos formatos e tonalidades, os carros em miniatura que não param quais formigas atarefadas na recolha de alimentos para a época fria... Se olharmos para o lado direito, junto ao mar, vemos o aeroporto internacional da Madeira, que há quem diga que é o maior aeroporto da Europa (por se iniciar numa cidade e terminar noutra!). E ao fundo, no horizonte, estão as Desertas, onde vivem espécies de animais e plantas protegidas, dentre as quais os lobos marinhos.

Voltando à montanha, lembro-me de há uns anos atrás, no dia do trabalhador (1 de Maio) ser costume as pessoas munirem-se de comes e bebes e em grupos constituídos por familiares ou amigos escalarem a montanha, para quando alcançassem o topo pudessem usufruir do ar puro e da beleza que era, e ainda é, Machico. Lembro-me de ter acompanhado a minha mãe numa dessas incursões e de ter apreciado bastante, apesar do cansaço ter tomado conta de mim ao final do dia...

Hoje em dia se me propusessem subir a montanha, declinaria sem pensar duas vezes. Só de olhar para ela, fico cansada.

E é precisamente isso que às vezes sucede na nossa vida. Perante dificuldades, perfeitamente naturais e necessárias para aprendermos, tendemos a procurar um desvio - eu recorreria ao carro para ir até ao miradouro do Pico do Facho - ou, então, simplesmente desistimos. 

A carta n.º 21 do Baralho Cigano, a Montanha, fala de desafios, dificuldades, obstáculos e a necessidade de sermos perseverantes e mantermos o nosso equilíbrio interno e externo, para enfrentarmos as provas. 

Aconselha a não desistirmos nem a contornarmos as situações, pois após uma penosa escalada, o topo é alcançado, e na descida vimos mais munidos de armas.

Associada a Xangô, no Brasil, esta carta (para quem gosta de seguir esta linha de pensamento) aparece relacionada com assuntos, processos na Justiça.

A Montanha é uma carta parada e com ela as respostas demoram em chegar, mas com força e persistência não são impossíveis de alcançar.


segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Tirando 7 cartas para a semana!



Por que não tirar uma carta para cada dia da semana?


No sentido de ter uma ideia de como será a minha semana, que já se iniciou há algumas horas, decidi ontem tirar 7 cartas, cada uma correspondendo a cada dia da semana. Assim:


    Segunda                                    Terça                                Quarta


Na segunda tinha mesmo de sair a carta do trabalho (Livros). Após um fim de semana descansado, sem pensar na escola e no ensino, eis que tenho de começar a preparar aulas e demais materiais. Portanto, hoje, o dia vai ser bastante trabalhoso.


Na terça a Âncora prenuncia um dia calmo, parado até. É o meu dia de folga da escola, e por isso pretendo aproveitar o dia para fazer aquilo que mais gosto.

Na quarta a Aliança revela o dia das reuniões na escola, e realmente tenho uma na parte da tarde. Portanto, a lâmina fala em tomar decisões e chegar a consensos, e é exactamente isso que fazemos nas reuniões.

     Quinta                                     Sexta                                  Sábado


Na quinta as Nuvens sugerem a agitação do dia, principalmente na minha cabeça. E realmente este é o dia mais detestável para mim. Fico o dia todo na escola, só usufruindo de uma hora para almoço! Ninguém merece! 


Na sexta, as flores trazem já o cheirinho a fim-de-semana. Prenuncia-se um dia bastante agradável, repleto de momentos bem passados.


No sábado, tal como a criança, provavelmente andarei despreocupada, alegre, bem disposta. Realmente o sábado traz-me sempre boas emoções, por saber que poderei fazer o que me apetece.


Domingo


E no domingo, os pássaros trazem rapidez e comunicação. Será um dia bastante produtivo, onde provavelmente retirarei algumas horas do dia para ajudar aqueles que andam aflitos, principalmente com questões amorosas...


Esta semana é demasiado previsível (também as cartas ajudaram!).




Cartas: Petit Lenormand Britta Kienle.

domingo, 16 de outubro de 2011

Método Coração Partido


Embora nunca tenha feito um estudo, acredito que o motivo que leva cerca de 95% das pessoas a procurarem uma cartomante prende-se com razões do coração. 


Vou encontrar alguém em breve? Ele ainda gosta de mim? Vamos reatar a nossa relação? Ele pensa em mim? O que ele sente por mim? Será que vou ser pedida em casamento? Algum dia vou encontrar alguém que valha a pena? Ele tem outra? Vamos ser felizes?...

As cartomantes de cartas normais, já com largos anos de experiência, perante estas inquietações deixam escapar um suspiro - talvez por já esperarem um destes tipos de questões -  e pegando no seu baralho gasto deitam todas as cartas sobre a mesa, procurando a resposta.

E para aqueles que começaram há pouco tempo o seu ofício, tentam  responder, usando o método que melhor consideram adequado.

Hoje trago um método que encontrei nas minhas pesquisas pela net, direccionado para relações que terminaram, e a pessoa que consulta as cartas ainda quer saber o que esperar desta.


Não sei de quem é a autoria. E também como não encontrei o esquema, decidi fazer à minha maneira. O que interessa é que se tenha bem presente o significado de cada casa, e não propriamente a forma como as cartas são dispostas.




Significado das casas:
1) Os sentimentos do(a) ex-parceiro(a) pelo(a) consulente (Análise sentimental).
2) O corte do relacionamento (Motivos que levaram ao rompimento - Casa negativa).
3) Os interesses do(a) ex-parceiro(a) na vida e em relação ao(à) consulente, as possibilidades actuais da relação.
4) As atitudes (Carta de conselho: observar quais as atitudes ou posicionamento que o(a) consulente poderá considerar perante as perspectivas da relação).
5) Coração partido: sim ou não? (O futuro da relação: se chegou ao término ou ainda há possibilidades de reconciliação).


quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Curar do Mau Olhado


Benzer-se

(Nome da pessoa) foi o nome que o padre te pôs na pia, eu te curo de olhado e mal invejado no teu comer, no teu beber, na tua boniteza, na tua formosura, na tua gordura, nos teus olhos, nos teus cabelos, no teu vestir, no teu calçar (pode acrescentar mais, de acordo com o caso particular), em tudo o que te rodeia, assim como Nossa Senhora curou o seu bendito filho para o alecrim lhe cheirar, eu te curo para te passar (Santíssimo Sacramento, o bom para dentro o mal para fora - repetir 3 vezes). Alecrim verde, que nasce no campo, tirai este mal e este cubrante que o(a) (repetir o nome) tem em si.

Deve-se repetir a oração 9 vezes, em 9 dias seguidos. É preciso usar 9 pontas de alecrim, sempre desenhando o sinal da cruz sobre a pessoa, a foto ou uma peça de roupa usada.

Após curar, o alecrim deve ser jogado na água corrente.

Fonte: Não sei quem foi que me deu esta oração; mas esta é uma oração que perdura de geração em geração, enquanto houver pessoas interessadas em aprender este tipo de coisas.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

O Jardim


O jardim é um local agradável para descansar e inalar o cheiro da natureza. É aquele lugar que nos convida a pensar, quando nos sentamos num banco em ripas de madeira. Para muitos o jardim é um local de convívio, onde se encontram com amigos e conhecidos, onde se cruzam com desconhecidos, que podem vir a desempenhar um papel importante nas suas vidas. 

Há jardins bonitos, como o da imagem acima, e outros abandonados, sujos, devido à falta de civismo das pessoas ou da pouca importância que lhe atribuem.

Há jardins públicos e privados. Parte-se do pressuposto que um jardim privado estará mais bem preservado do que um público, aberto a todo o tipo de público. Mas às vezes não é bem assim!!!

Assim é o nosso jardim, preconizado pela carta 20 do Baralho Cigano. Se cuidarmos dele e deixarmos pessoas de boa fé entrar, teremos um bonito e próspero jardim, onde as colheitas serão benéficas para nós. Se, pelo contrário, deixarmos as ervas daninhas e outras pragas tomarem conta dele, não podemos esperar ter flores bonitas.

Como está o seu jardim?

A lâmina 20 remete-nos sempre para uma questão: "O que está a plantar no seu jardim?". Lembre-se que colhemos aquilo que plantamos.

Mas também é um convite a espairecermos, a nos dedicarmos ao convívio social, a assistirmos a concertos e outras actividades lúdicas e culturais que fazem bem à nossa alma.

domingo, 9 de outubro de 2011

Jogar para nós!


Eis uma dúvida muito comum: eu antes abria as cartas para mim mas parece que nunca batiam as coisas, mas quando abria para os outros eu conseguia apesar da insegurança, pois quando não batia para mim eu ficava com receio de não dar certo para as outras pessoas também...mas para as outras pessoas dava certo.  Minha duvida é...porquê para mim nem sempre dava certo?

Quem se predispõe a analisar as cartas, mais cedo ou mais tarde, se depara com a dificuldade que é ler as cartas para si próprio. Não quer dizer que a resposta não esteja lá, mas simplesmente temos uma certa dificuldade em sermos objectivos, quando se trata de coisas relacionadas com a nossa vida.


Tendemos a colorir demasiado a resposta dada pelas cartas ou então a ver tudo negro. E o mesmo sucede quando deitamos para pessoas com as quais estamos familiarizadas; como conhecemos a sua vida ao pormenor, acabamos por nos deixar influenciar por essas informações.


Isto não faz de nós maus cartomantes. São dificuldades que com os anos vamos aprendendo a contornar, pois somos humanos e temos direito ao erro. Há cartomantes que conseguem ler para si as cartas com exactidão, isto após muito treino e uma grande concentração e sentido de imparcialidade.


E porque é tão fácil analisar as cartas para os outros, mesmo quando temos inseguranças? Por que como estamos de fora conseguimos analisar todas as possibilidades, e não nos deixamos influenciar por ideias pré-concebidas; ou melhor, conseguimos ser imparciais. Nunca ouviram dizer que quem está de fora consegue ver a situação sobre outra perspectiva, muitas vezes a correcta. Ler as cartas para os outros é como se contássemos a história do consulente, sem ter conhecimento dela, o que facilita bastante o ofício da leitura das cartas.

Eu nunca deito para mim. Se quiser saber algo vou a um vidente ou, como é muito comum, em certas comunidades de Baralho Cigano, podemos colocar a nossa visão (indicando a disposição das cartas e o método utilizado) e pedir a quem tiver disponibilidade para partilhar a sua interpretação.


sexta-feira, 7 de outubro de 2011

O que não pode faltar numa mesa de jogo




É normal quando a pessoa se predispõe a estudar o baralho cigano, e mais tarde a deitar as cartas para pessoas amigas e conhecidas, ter dúvidas relativamente ao que deve ser colocado em cima da mesa.

Numa das minhas incursões por uma comunidade de baralho cigano, chamou-me à atenção uma dúvida de uma pessoa, que vou responder da forma que considero mais adequada, tendo em conta os meus conhecimentos.

Ela perguntava se era obrigatório usar toalha para a leitura das cartas. Em caso positivo, qual a cor indicada. Também queria saber se tem de ter punhal, vela, copo com água, e se era preciso algum tipo de ritual. Estas dúvidas permaneciam, mesmo após diversas pesquisas, pelo facto das informações que esta encontrava serem  diferentes de fonte para fonte.

Vamos, então, responder por partes.

1) É obrigatório usar toalha para a leitura das cartas?
Obrigatório não é. No entanto, por uma questão de preservar as cartas e facilitar a sua disposição sobre a mesa, diria que é melhor ter uma, de preferência de um material mais ou menos espesso. Eu já fui a uma cartomante que deitava as cartas sobre a sua cama!

2) Se sim, qual a cor indicada?
Deverá escolher a cor que mais lhe agrada ou então usar uma cor que tenha a ver com a sua mãe Divina. E como se sabe qual é a nossa mãe Divina? Geralmente recorrendo a uma leitura de búzios ou até mesmo por meio de uma mensagem que surge no nosso pensamento.


Eis as mães Divinas e respectivas cores:
Mãe Oya Tempo - Azul escuro
Mãe Oxum - Rosa claro
Mãe Obá - Magenta
Mãe Egunita - Laranja
Mãe Yansã - Amarela
Mãe Nanã - Lilás
Mãe Iemanjá - Azul claro 


(Isto são só indicações; a minha mãe Divina é Oxum, mas a minha toalha não é Rosa.)


3) Também queria saber se tem de ter punhal, vela, copo com água...
Somente se quiser seguir as tradições do povo cigano e se quiser manter mais protegida de ataques espirituais, caso sofra desse mal. O punhal corta as energias negativas, a vela aumenta a vidência e contribui para abrir os canais entre consulente e cartomante, a água neutraliza as energias negativas. 

4) É preciso algum tipo de ritual?
Não necessariamente; há pessoas que deitam as cartas sem terem efectuado qualquer tipo de ritual ou limpeza nas cartas e não erram nas previsões. Acima de tudo, os rituais (desde a consagração até à abertura e encerramento da consulta) deverão ser realizados por aqueles que sentem essa necessidade. Naturalmente que quem é direccionado na leitura das cartas por um espírito cigano deverá realizar o ritual de consagração e ter os diversos materiais acima expostos (acrescentando o incenso), para que haja sintonia entre o cartomante e o seu guia. 



Para concluir este post, quero novamente referir que temos de fazer uso da nossa capacidade de seleccionar as diversas informações, muitas vezes contraditórias, que encontramos nas nossas pesquisas. Perante uma indecisão, é sempre boa ideia perguntar sobre ela ao nossos mentores espirituais, que no tempo certo nos darão/trarão a resposta.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Só as mulheres é que podem ler o Baralho Cigano?



Às vezes, ao efectuarmos pesquisas sobre o Baralho Cigano, deparamo-nos com uma informação de que este baralho só pode ser lido pelas mulheres, de acordo com a tradição do povo cigano. E é nestas alturas que os homens, que se identificam com as cartas, ficam receosos de que as suas leituras serão vazias, imprecisas...

Realmente a leitura das cartas, entre os ciganos, é mais uma prática das mulheres, que complementavam o orçamento familiar com o oráculo ou a leitura da sina, enquanto os homens se dedicavam a outras tarefas.

As mulheres (ciganas ou não) desde sempre recorreram mais às cartas para pedir orientação para elas próprias e para os seus familiares. Aos homens, na minha percepção, estão associados outros tipos de métodos de adivinhação, como por exemplo a leitura de búzios, dominós, tarôs, astrologia...

Qualquer homem que se sinta impelido a desenvolver a leitura das cartas ciganas deve fazê-lo sem receio, pois se sentiu essa vontade é porque faz parte da sua missão espiritual na Terra orientar os outros, por meio das cartas.

As tradições evoluem com o tempo, algumas acabam por se extinguir. Não podemos, por isso, aceitar que tudo o que lemos é o correcto; temos de fazer uso da nossa capacidade de filtrar a informação, aceitando-a somente se a nossa intuição nos disser para fazê-lo.

Para aqueles que são acompanhados por espíritos de ciganos ou ciganas, aquando da prática do ofício, têm de ter em mente que para eles não existe a diferenciação entre sexos; somos todos fruto da mesma origem e devemos, por isso, seguir o nosso coração (e intuição).

Na literatura que temos à nossa disposição, acerca deste oráculo - que muitas vezes é apelidado de Tarô Cigano - existem autores homens, que se dedicam à leitura das cartas ciganas e transmitem, por meio da escrita, os seus conhecimentos. Mais uma prova de que o que antes era uma tradição, actualmente já não faz mais sentido. 

sábado, 1 de outubro de 2011

O Chicote: Carta para o mês de Outubro




O Chicote, como carta para o mês de Outubro, diz-me que vou ter de usar todas as minhas capacidades para lidar com situações complicadas. Em vez de agir por impulso, desencadeando discussões, é importante usar o jeito; dialogar e ter calma. 

Como esta é uma carta neutra, decidi tirar mais uma lâmina para melhor complementar a informação...


Associando o Chicote à carta Chave, mostra que não vou ter dificuldades em resolver as contrariedades que vierem. A chave está nas minhas mãos e saberei, com toda a certeza, usá-la sabiamente.

Obs.: As cartas pertencem ao Baralho que uso dos Feitiços Aromáticos.